Notícias

Conheça 10 provas de que as calopsitas são os melhores pets

Compartilhe:     |  9 de agosto de 2020

Você está em busca do seu bichinho de estimação ideal, mas ainda não sabe qual o melhor para conviver com você? Bom, o Canal do Pet ouviu o biólogo Tiago Calil, responsável pelo treinamento do setor de aves na Cobasi, para te explicar o motivo pelo qual as calopsitas podem ser as melhores opções para você .

1. Animal muito inteligente

Calopsitas são animais muito inteligentes, reconhecem os moradores da casa, interagem quando estão a fim, aprendem truques e assobios replicando-os com perfeição.

2. O problema é espaço?

“Devido ao seu pequeno porte, ocupam pouco espaço. A gaiola para abrigar um indivíduo é relativamente pequena e cabe no cantinho da sala. Portanto, é um pet indicado para todos os tipos de lares”, destaca Tiago Calil.

3. Uma ave prática

Segundo o especialista, praticidade é com ela mesmo! A manutenção de uma calopsita não chega a ocupar 20 minutos da rotina diária do tutor. Basta trocar o papel da bandeja, trocar a água, repor a comida e pronto, casa nova.

4. Custo baixo

Além de prática, ela é barata. Comparado a outros pets como cães, gatos e peixes, o custo para se manter uma calopsita é muito baixo. O gasto médio mensal gira em torno de R$ 25, ou até menos.

As calopsitas têm um baixo custo de manutenção

shutterstock

As calopsitas têm um baixo custo de manutenção

5. Tempo médio de vida

“É horrível quando amamos nosso pet e sabemos que a expectativa de vida dele é curta. Ainda bem que esse não é o caso da calopsita. Esses animais podem ultrapassar 20 anos de vida”, pontua o profissional.

6. Quando elas dormem?

Assim como nós, as calopsitas são animais diurnos! Como elas criam uma rotina e hábitos durante o dia, elas costumam interagir bastante com o seu tutor.

7. Mal cheiro aqui não!

O porta-voz da Cobasi afirma que essas aves se alimentam basicamente de sementes, legumes, verduras e frutas. Isso faz com que os dejetos desses animais sejam de pouco volume e de odor relativamente baixo.

Elas mesmas se limpam
Reprodução/Unsplash

Elas mesmas se limpam

8. Tem preguiça de limpar?

Não precisa se preocupar! As calopsitas são aves muito limpas, por isso passam uma boa parte do seu dia ajeitando as penas e higienizando o seu próprio corpo.

9. Ela não vai fugir

Calil conta que diferente de outras aves que não podem sair da gaiola, os animais que pertencem ao grupo dos psitacídeos, que é o caso da calopsita, se acostumam facilmente ao toque, e com o tempo chegam a passear tranquilamente nos ombros do tutor.

10. Nota 10 no quesito beleza

Além de serem muito simpáticos, são animais com uma beleza ímpar. Afinal, quem não conhece o glamuroso penacho que se encontra no topo da cabeça dessas aves?

Calopsita

Reprodução/Unsplash

Elas são aves muito charmosas


Fonte: IG - Canal do Pet



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais