Notícias

Conheça 4 práticas sustentáveis para você incorporar no dia a dia

Compartilhe:     |  25 de março de 2021

Levar uma vida mais sustentável é possível e você não precisa mudar totalmente o seu estilo de vida: basta apenas trocar alguns hábitos por outros que sejam mais benéficos para o planeta.

Com as dicas que daremos a seguir, você vai perceber que com pequenas mudanças simples é possível fazer uma grande diferença! E o melhor de tudo é que muitas delas são realmente fáceis de colocar em prática – e ainda vão te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Confira:

1. Economize água

No Brasil, para cada 100 litros de água que é captada e tratada para o uso humano, quase 40 litros se perdem em vazamentos na rede, fraudes, erros de leitura e outros problemas. Apenas no ano de 2018, o país desperdiçou 6,5 bilhões de metros cúbicos de água potável, o que equivale a 7,1 mil piscinas olímpicas cheias descartadas por dia, de acordo com dados de um estudo do Instituto Trata Brasil em parceria com a Water.org.

Portanto, economizar água é a primeira prática sustentável que uma pessoa deve incorporar em sua vida. E as maneiras para isso são inúmeras, mas vamos dar um exemplo de uma atividade cotidiana que é escovar os dentes: quando uma pessoa fecha a torneira ao escovar os dentes, pela manhã e à noite, ela chega a economizar até 8 litros de água por dia, representando mais de 200 litros por mês.

2. Promova ações que incentivem a economia de energia

O incentivo à economia de energia é algo que deve ser incorporado não só por uma pessoa, mas por todos que vivem na casa ou que trabalham juntos em uma empresa. Para começar, adote regras simples como: reduzir o tempo no chuveiro (e procurar mantê-lo na posição “verão”, sempre que possível), apagar as luzes ao deixar um ambiente, tirar os eletrodomésticos sem uso da tomada e sempre que precisar se ausentar do computador, deixá-lo no modo de repouso (sleep mode). Essas atitudes podem parecer simples, mas fazem uma grande diferença – que pode ser verificada na conta do mês.

3. Tenha sempre uma ecobag no carro ou na bolsa

Esta é, sem dúvida, uma das maneiras mais simples para reduzir o desperdício. Quando você leva sua própria sacola ao supermercado, além de economizar dinheiro (dependendo do supermercado que você vai eles cobrarão pela sacola descartável), você ainda ajuda a evitar o consumo desnecessário de sacolas.

4. Recicle os seus copos descartáveis

Esta dica é mais indicada para os escritórios e ambientes corporativos, que geralmente fazem uso dos copos descartáveis. Apesar de ouvirmos muito por aí que o uso do copo descartável não é ecologicamente correto, esta informação não é tão correta quanto se imagina.

Braskem, em parceria com a ACV Brasil, consultoria em sustentabilidade especializada na técnica da avaliação do ciclo de vida de produtos, realizou um estudo onde analisou o hábito de consumo de água em um ambiente corporativo com grande fluxo de pessoas, utilizando copos reutilizáveis e descartáveis. Ambos os tipos foram usados duas vezes antes de serem descartados (no caso dos descartáveis) ou lavados (no caso dos reutilizáveis).

O estudo, que pode ser visto neste link, mostrou que cada copo descartável consumiu, desde a sua produção até o seu descarte e reciclagem, 26 ml de água. Já os reutilizáveis, o gasto foi de 232 ml para cada lavagem feita mecanicamente (utilizando máquina de lavar louças) e de 1.200 ml a 1.700 ml a cada lavagem feita manualmente.

Então, além de poupar água, quando o copo é descartado da forma correta e é reciclado ele não causa danos ao ambiente, pelo contrário!

Foi pensando nisso que a Braskem, em parceria com a Dinâmica Ambiental, criou o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis.

Este programa, que  conta com o apoio das empresas CopobrasAltacoppoUnigel e Innova, garante a coleta e o encaminhamento dos copos descartáveis para as recicladoras e ainda orienta e incentiva as empresas a instituírem da melhor forma os procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos descartáveis após o seu uso.

Para saber como levar esta iniciativa para a sua empresa, entre em contato com a equipe da Dinâmica Ambiental e veja como você e o seu local de trabalho podem contribuir para a destinação correta dos copos descartáveis!



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dente-de-leão: uma planta benéfica também para saúde dos cães

Leia Mais