Notícias

Conheça 7 especiarias que ajudam a viver mais e com saúde

Compartilhe:     |  3 de fevereiro de 2021

Prolongar a vida com saúde é um dos desejos da maioria das pessoas. Graças à nossa natureza, isso é possível sim com alguns alimentos e especiarias. Neste artigo, separamos 7 especiarias que ajudam a viver mais e com saúde.

Pimentaoréganogengibreaçafrãocanelacravo e cúrcuma, a maioria das pessoas utilizam essas especiarias como tempero ou mesmo para dar um sabor exótico aos pratos. No entanto, sua função vai muito além disso, pois cada uma delas possui propriedades benéficas para a saúde e são cada vez mais indicadas pelos nutricionistas.

Explicando cada uma delas:

Pimenta

Possui capsaicina, uma substância antiinflamatória e antioxidante, que dá o sabor picante. Também é rica em vitamina C, o que ajuda na absorção do ferro quando adicionada crua a outros alimentos.

Por ser estimulante, a pimenta é uma excelente aliada de quem está fazendo dieta, pois acelera o metabolismo.

Podemos consumi-la inteira ou em pó, mas ambas as formas são melhores se forem orgânicas.

Orégano

É uma das ervas aromáticas mais comuns no Mediterrâneo e é indicada como substituta do sal. A quercetina presente na erva tem propriedades antioxidantes, responsável pela longevidade e bactericidas, auxiliando no tratamento de infecções respiratórias.

O orégano pode ser consumido seco ou fresco, sendo que neste último o aroma é mais intenso, como o do óleo essencial.

Gengibre

É uma raiz cujo principal ativo é o gingerol, com ação anti inflamatória e efeito neuroprotetor. Alguns estudos indicam que o gengibre pode auxiliar no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson, atuando sobre as prostaglandinas que são moléculas ligadas aos processos de inflamação.

Outra recomendação é para as mulheres grávidas, pois diminui as náuseas durante a gestação.

O gengibre pode ser utilizado de diversas maneiras, em chás quentes e gelados, em sucos, biscoitos e em preparações salgadas. Ele sempre dá um sabor exótico aos pratos e é também um alimento termogênico, que aumenta o metabolismo e ajuda a perder peso.

Canela

Especiaria muito comum em chás, a gente usa canela em arroz-doce, em bolos, biscoitos, em bebidas, onde der. Porque além da canela sempre dar um toque especial onde é colocada, ela  também é pura vida.

Sendo digestiva, carminativa (combate gases), termogênica, é também anti-inflamatória, antifúngica, antiviral, antimicrobiana.

Um de seus super poderes é reduzir a resistência à insulina e reduzir o açúcar no sangue, ajudando as pessoas a perderem peso.

Açafrão

Aqui estamos falando do “açafrão verdadeiro”, uma especiaria obtida a partir dos estigmas da flor Crocus sativus.

Esta especiaria é rica em betacaroteno, que promove a produção da vitamina A e também em substâncias como a zeaxantina e o licopeno, que são úteis para a visão.

Além disso, o açafrão também é ótimo para o humor, pois contém magnésio e vitamina B6, o que ajuda a amenizar as tensões do ciclo menstrual.

Para liberar todos esses benefícios, recomenda-se cozinhá-lo em óleo, seja no preparo de um risoto ou de outros refogados.

Cúrcuma

Vamos fazer a distinção entre açafrão e cúrcuma. Enquanto a primeira é feita do estigma de uma flor, a segunda é a raiz seca e moída de uma planta chamada Curcuma longa, conhecida também como açafrão-da-terra, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo.

curcumina, substância presente na cúrcuma, é caracterizada por ser anti-inflamatória e antitumoral. Esta raiz, por suas muitas propriedades, é considerada um verdadeiro alimento medicinal.

Porém, para conseguir todas essas vantagens, recomenda-se que ela seja utilizada junto com outros dois ingredientes: a pimenta-do-reino e o azeite de oliva (ou qualquer outro óleo vegetal).

No inverno, a sugestão é preparar o leite dourado, que tem a cúrcuma como principal ingrediente, o que ajuda a prevenir as doenças sazonais.

Cravo

A rica cor marrom do cravo é sinal de que esta especiaria é uma ótima fonte de beta-caroteno, um importante antioxidante, precursor da vitamina A.

Experimente colocar alguns cravos na água de cozimento do arroz e veja que sabor exótico, rico de saúde, o arroz vai adquirir. Pode cozinhar o arroz somente com água e sal, como nesta receita mais simples de arroz que vai ficar uma delícia.

O cravo tem como propriedades famosas, as de reduzir a inflamação, reduzir os radicais livres, melhorar a função hepática e reduzir úlceras.

Em resumo, podemos nos beneficiar muito mais dos alimentos, reforçando a nossa imunidade e potencializando os efeitos de alguns tratamentos.

Contudo, é importante seguir as orientações de um bom nutricionista que vai ajudá-lo a equilibrar sua rotina alimentar, combinando os melhores ingredientes para alcançar objetivos específicos.

No caso dessas 5 especiarias sugeridas, podemos sim incluí-las no nosso dia a dia, pois além de serem naturais e inofensivas, mostraram-se muito eficazes em aumentar a longevidade, mas prolongando nossa vida com mais sabor, cor e saúde!



Fonte: GreenMe - Eliane A Oliveira



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais