Geografia Ambiental

Conheça a natureza dos fiordes, a paisagem mais famosa da Noruega

Compartilhe:     |  6 de novembro de 2016

Os fiordes formam a paisagem mais conhecida da Noruega. São estreitos braços de mar que avançam quilômetros continente adentro entre paredões que passam facilmente dos mil metros de altura.

O fiorde Geiranger é preferido dos turistas. Um dia bonito de sol como é tudo o que os turistas precisam e querem para observar a paisagem. O fiorde de Geiranger é considerado pela Unesco patrimônio natural da humanidade não é difícil de entender porque.

Na alta temporada, o minúsculo povoado se torna o terceiro porto mais movimentado do país. No nível da água, os fiordes são tão altos para cima, quanto profundos para baixo, o que facilita a navegação.  E, por toda a Noruega, são mais de mil fiordes. Beleza e aventura que não acabam mais!

A equipe do Globo Repórter fez uma trilha que levou até o alto de uma montanha muito diferente. O nome é Preikestolen, que significa rocha do púlpito. Lá de cima a vista é impressionante.

Por toda a trilha, o movimento é surpreendente e cheio de pessoas de várias nacionalidades. Têm alemães, mexicanos, italiano e até brasileiro.

Durante a caminhada, a vegetação fica diferente, com árvores menores, de troncos retorcidos. Depois a subida vai ficando mais íngreme, o que não impede os mais improváveis montanhistas de se arriscarem na aventura.

A trilha é bem sinalizada, mas a segurança corre por conta e risco de cada visitante. Depois de mais de duas horas de caminhada, enfim, à recompensa.

No topo a sensação é incrível. A rocha do púlpito é um platô imenso que parece ter sido milimetricamente esculpido pelo homem. E é considerado um dos lugares mais impressionantes do mundo.

As belas paisagens da Noruega (Foto: TV Globo)
As belas paisagens da Noruega


Fonte: Globo Repórter



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais