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Conheça a seleção dos 11 alimentos que compõem uma dieta saudável contra o câncer

Compartilhe:     |  30 de junho de 2014

O futebol inspira. O técnico conhece as melhores características dos jogadores e faz sua escalação. Bem entrosados e se apresentando no momento certo, os jogadores formam a equipe que disputará o primeiro lugar da competição. Na saúde não é diferente: escalar e combinar os nutrientes de uma alimentação equilibrada são as melhores estratégias para manter o bom funcionamento do corpo e garantir não apenas a forma, mas as funções dos órgaos e células.

Diante de doenças como o câncer, as perguntas são muitas e os estudos ainda não conseguiram determinar definitivamente os fatores que o provocam e os elementos que de fato podem proteger o corpo. Os especialistas insistem que não há milagres, já que é uma doença complexa e misteriosa, com padrões para o órgão afetado e evolui de formas diferentes em cada indivíduo. O que se sabe é que o câncer é uma doença crônica prevenível e as diretrizes do Fundo Mundial de Pesquisa em Câncer recomendam uma alimentação balanceada, rica em frutas e hortaliças, com pelo menos cinco porções diárias.

— Certos nutrientes podem estar associados a um menor risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Mas considerando que qualquer tipo de câncer não é bem-vindo, é fundamental manter uma alimentação variada que inclua diversos nutrientes protetores e rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, leguminosas — orienta Maria Eduarda Melo, nutricionista do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Para a doutora Lunamaris Salum de Abreu, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), escolher bem o que se come é uma das formas de prevenção e tratamento do câncer.

— Não podemos supervalorizar nutrientes isolados e baseados em modismos, já que nenhum alimento tem poderes mágicos. Mas podemos escalar os grupos de alimentos que devem compor uma dieta saudável e que forneçam os nutrientes necessários para estar bem em todas as fases de sua vida — pondera a médica.

A nutróloga fez uma lista, baseada em algumas pesquisas e aspectos que estão associados a menores riscos de tumores.

— Uma primeira dica simples e geral é consumir mais alimentos naturais e frescos. Quanto menos industrializados melhor — indica Lunamaris.

Veja a escalação da seleção de 11 grupos de alimentos que são expoentes no combate e prevenção do câncer.

 

O cuidado é diário

As especialistas afirmam que é leviano atribuir a qualquer alimento o poder de cura e reforçam a importância do equilíbrio entre esses e outros grupos de alimentos.

— O feijão, bem como outros grãos, é um alimento extremamente importante de estar presente na alimentação diária do brasileiro. Ele faz parte da nossa cultura e é rico em nutrientes e fibras e não pode ficar de fora — lembra Maria Eduarda Melo.

Para o caso da escolha das frutas, por exemplo, a indicação é pelas que estão na época. A nutricionista explica que elas normalmente possuem menores concentrações de agrotóxicos.

— O importante é se informar e ser cuidadoso. O técnico da equipe que vai escalar os alimentos é o próprio indivíduo que vai comer. É preciso que cada um tenha consciência de suas escolhas e saiba que é diariamente que se mantém a saúde — recomenda a nutróloga Lunamaris Salum.



Fonte: Extra



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