Notícias

Conheça algumas orientações para o armazenamento e reuso da água em casa

Compartilhe:     |  5 de outubro de 2020

Recebemos a sugestão para falarmos sobre o modo correto de armazenar água para reuso em casa. Para esclarecer essa dúvida, que pode ser também de outras pessoas, nós conversamos com o Daniel Costa dos Santos, professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da UFPR e líder do grupo de pesquisa Conservação e Salubridade Ambiental.

O professor explicou que para fazer o armazenamento são necessários cuidados para evitar a proliferação de vetores de doenças e contaminações. Durante este período de pandemia são necessários cuidados ainda maiores e, por isso, a recomendação é o uso consciente da água e não o armazenamento – indicado apenas àqueles que podem fazer um tratamento adequado na água captada.

No caso das chuvas, o armazenamento é mais indicado porque a água não é tão contaminada como a de reuso. Porém, é importante que as pessoas sigam a norma brasileira e utilizem apenas a água captada dos telhados, não de pisos por exemplo. Além disso, os primeiros cinco minutos de chuva devem ser descartados. A captação deve ser utilizada apenas para fins não-potáveis como para limpar calçadas ou pisos, por exemplo.

Para os que querem investir em mecanismos seguros para o armazenamento de água, há reservatórios desde os mais simples aos mais complexos. O professor avalia que existem várias tecnologias no mercado que são acessíveis à população.

Confira a entrevista completa:



Fonte: CBN



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais