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Conheça alimentos antigripais que ajudam a fortalecer a imunidade

Compartilhe:     |  8 de setembro de 2019

Nutricionista mostra cardápio ideal para manter distância da gripe e levar uma vida saudável

Uma alimentação equilibrada é o caminho mais curto para não ser “atropelado” por uma gripe. Segundo a nutricionista Ana Paula Weber, existem muitos alimentos e nutrientes fontes de vitaminas, minerais e flavonoides que ajudam a fortalecer a imunidade e por isso também são conhecidos como antigripais.

Por serem ricas em vitamina C, as frutas cítricas estão no topo dessa lista poderosa. “Frutas e verduras em geral contém vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo e manutenção da boa imunidade”, justifica Ana Paula Weber.

A nutricionista também sugere o consumo de própolis, rico em flavonoides. “São anti-inflamatórios, antibactericidas, antiviral e antifúngicos, entre outros”, explica.

Com propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e analgésicas, o gengibre merece destaque especial e ajuda a engrossar a lista de alimentos antigripais.

Segundo Ana Paula Weber, outra questão que tem muita interferência na imunidade é a saúde do intestino, isto é, um bom equilíbrio da flora intestinal. “O consumo de probióticos (Lactobacilos) favorece a imunidade, como iogurtes de boa qualidade (sem grandes quantidades de açúcares, corantes e aditivos químicos) e acrescidos com lactobacilos. Kefir e kombucha são ótimas opções”, recomenda.

O consumo de proteína deve ser adequado. “Carnes, peixe, frango, ovo, lentilha e tofu são cadeias de aminoácidos vitais para o aporte de energia, reparação de tecidos, oxigenação do corpo e para o sistema imunológico. Oleaginosas e sementes são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais que também vão ajudar para a saúde e fortalecimento da imunidade”, explica Ana Paula Weber.

A nutricionista observa que os alimentos antigripais devem fazer parte da alimentação diária: “Uma boa dica é consumir um shot de manhã logo ao acordar em jejum, para que o corpo absorva rapidamente e sem a interferência de outros nutrientes. Esse shot pode ser preparado com o suco de 1/2 limão, 1 colher (chá) de gengibre em pó, 1 colher (chá) de cúrcuma (açafrão da terra) e 15 gotas de própolis”, sugere.

A alimentação também é aliada na recuperação da gripe. “ Para a recuperação também é necessário que a imunidade esteja alta e o organismo esteja funcionando em sincronia. E para isso uma alimentação equilibrada, rica em proteínas, gorduras boas (abacate, nuts, leites vegetais), antioxidantes (frutas, legumes, sementes e nuts), carboidratos do bem (batata-doce, arroz integral e aipim), vitaminas e minerais (frutas e verduras), água (fundamental se manter hidratado no processo de recuperação) é imprescindível”, finaliza Ana Paula Weber.

 



Fonte: R7



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