Notícias

Conheça as razões para inserir o cupuaçu em sua alimentação com urgência

Compartilhe:     |  4 de setembro de 2020

Que tal ampliar as opções de frutas do seu cardápio alimentar? Você com certeza já ouviu falar de suco, sorvete ou picolé de cupuaçu. Essa fruta, nativa da Amazônia, é rica em propriedades nutricionais, principalmente antioxidantes, que combate os radicais livres, evitando a oxidação das células e o envelhecimento precoce.

O consumo do cupuaçu traz diversos benefícios para o organismo. Então, se ainda não se convenceu que devem experimentar a fruta ou fazer o seu consumo ser mais frequente, veja alguns dos benefícios do cupuaçu para saúde listados pelos profissionais de nutrição da Taeq listaram três.

1- Aliada do emagrecimento: a fruta é rica em vitamina C, que é antioxidante e ajuda na aceleração do metabolismo. O cupuaçu também vai garantir saciedade por mais tempo, reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os do bom (HDL), impedindo a gordura de se acumular nas artérias e evitando problemas cardiovasculares.

2- Alivia dores: estudos comprovam que ela atua no combate de doenças e a manter o corpo em forma. Além disso, ela alivia dores abdominais, por possuir vitaminas e minerais que ajudam no bom funcionamento do intestino e, consequentemente, evitam problemas gástricos.

3- Vida mais saudável: além da vitamina C, que já foi mencionada, o cupuaçu é rico em vitamina A, que não apenas deixa a pele e cabelo mais bonitos como também ajuda no crescimento e melhora a visão. Também é fonte de complexo B, que de uma forma geral melhora o funcionamento do nosso corpo.

A fruta também possui boas quantidades de selênio e cálcio, o que não apenas auxilia o metabolismo como também deixa os ossos mais fortes, evitando problemas como a osteoporose.

Você pode consumir o cupuaçu de diversas formas – in natura e na confecção de sucos, doces, sorvetes e bebidas. Para te ajudar a inserir o cupuaçu no seu cardápio alimentar separamos três receitas. Confira: 

1- Mousse de cupuaçu

Ingredientes:

300 g de polpa de cupuaçu

1 caixinha de creme de leite

1 caixinha de leite condensado

Modo de preparo: 

Coloque a polpa de cupuaçu no liquidificador junto ao leite condensado e o creme de leite;

Antes de bater, misture os ingredientes com uma colher para facilitar o processo;

Bata no liquidificador até chegar a uma consistência cremosa e firme;

Despeje a mousse em uma vasilha e leve ao congelador por aproximadamente duas horas.

2) Biscoito com nibs de cupuaçu

Ingredientes: 

200g de manteiga sem sal

2 colheres (chá) de canela

100g de açúcar mascavo

100g de açúcar cristal

1 ovo

300g de farinha de trigo

150g de amêndoas de cupuaçu

Sal

Modo de preparo:

– Na batedeira, em velocidade máxima, bata a manteiga sem sal, em temperatura ambiente, até que ela fique cremosa e esbranquiçada. Junte uma pitada de sal, a canela, o açúcar mascavo e o açúcar cristal, com a batedeira ligada. Continue batendo e acrescente aos poucos o ovo misturado, para formar uma emulsão bem cremosa.

– Desligue a batedeira e coloque 300g de farinha de trigo – que você deve ter peneirado antes –, misturando com uma colher. Por fim, junte amêndoas de cupuaçu picadas e misture para uniformizar.

– Preaqueça o forno a temperatura média. Com uma colher de sobremesa, retire porções da massa, modele em bolas, coloque-as em assadeira untada e achate-as com as costas de um garfo. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos ou até começar a dourar. Tire do forno (os biscoitos ainda estarão moles e frágeis) e espere esfriar antes de guardar em vidros.

3) Bolo de cupuaçu 

Ingredientes:

3 ovos

4 xícaras (chá) de açúcar

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 1/2 xícara (chá) de leite

100g de manteiga

300g de polpa de cupuçu (sem estar triturado)

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo: 

– Caramelize uma forma de pudim com 2 xícaras de açúçar e salpique a metade da polpa cupuçu na forma.

– Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme claro. Acrescente as gemas uma a uma.

– Adicione o leite juntamente com a farinha de trigo, o resto do cupuaçu e o fermento.

– Misture as claras em neve a massa.

– Despeje sobre a forma caramelizada e leve para assar em forno pré-aquecido 180º. Desenforme o bolo ainda quente.



Fonte: IBahia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais