Notícias

Conheça cinco motivos inusitados para substituir sacolas de plástico

Compartilhe:     |  27 de setembro de 2020

Descubra cinco motivos para abandonar de vez o saco plástico e adotar o saco de pano

saco de pano é a alternativa ideal para quem quer reduzir o consumo de plástico. Isso porque é acessível, prático, bonito e uma escolha muito mais sustentável para quem quer preservar o meio ambiente. Na Alemanha, por exemplo, o uso do saco de pano para fazer compras já é uma realidade. No Brasil, é tendência entre pessoas que adotam hábitos sustentáveis de consumo e estilo de vida.

Por que abandonar o saco de plástico

Você sabia que as inofensivas sacolinhas de supermercado levam 450 anos para se decompor na natureza? E já ouviu falar que, em 2050, haverá mais plástico do que peixes no oceano?

Na última década, sugestões para reduzir os danos do plástico no meio ambiente têm ganhado espaço na mídia, nas políticas públicas e em rodas de conversa. E não é para menos! Conforme dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018, os oceanos recebem, anualmente, a impressionante cifra de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos. No mundo, mais de 500 bilhões de sacos plásticos são distribuídos por ano.

Além disso, a produção desse tipo de saco exige um alto custo ambiental, uma vez que ele é feito com petróleo e gás natural, recursos naturais não renováveis. O descarte indevido desse produto ainda provoca a morte de diversos animais, alagamentos e entupimento de bueiros nas cidades.

A boa notícia é que pequenas atitudes podem causar grandes impactos na natureza. Uma delas é a substituição das sacolas de plástico pelo saco de pano – que, além de acessível, é reutilizável e muito mais bonito.

Confira cinco razões para usar saco de pano

São práticos e versáteis

Existe uma infinidade de modelos que você pode escolher. Por serem mais bonitos que os sacos plásticos, seu uso não se mantém restrito às compras de mercado e feira. O saco de pano pode ser uma ótima opção para ir à praia, sair com os amigos, caminhar no parque ou, simplesmente, dar um passeio na rua, substituindo a bolsa comum. Além disso, é fácil de limpar – você pode até lavá-lo na máquina, junto com suas roupas.

São confortáveis e resistentes

saco de pano pode suportar muito mais peso do que o de plástico. Além das compras de mercado, você pode levar dentro dele objetos diversos, como livros, cadernos, notebook e o que mais desejar! Dependendo do material, um saco de pano pode carregar até 15 quilos – muito mais do que um saco plástico comum. A alça garante conforto e evita dores provocadas pelo excesso de peso.

É possível personalizar seus sacos de pano e deixá-los com a sua cara

Existem diversas lojas, físicas e online, que prestam serviços de personalização de saco de pano. Você pode selecionar uma estampa entre as disponibilizadas pela marca ou imprimir a imagem que escolher. Na hora da criatividade, vale tudo: retrato de casal, foto do seu pet, sua frase preferida, a capa do seu CD favorito… Você decide!

São econômicos

Como não é descartável, um saco de pano pode durar anos se for mantido se for mantido em boas condições de uso e higiene. Hoje em dia, os sacos de plástico nos mercados costumam ser pagos – e você só os utiliza uma ou duas vezes. Por isso, no fim das contas, o saco de pano poderá representar uma economia considerável no seu orçamento.

São sustentáveis – e você espalha uma mensagem

Aposto que você já viu alguém carregando um saco de pano como bolsa na rua e pensou: “Eu poderia fazer isso também!”. Esse tipo de saco é sustentável não somente pelo material utilizado ou por seu processo de produção – ele também espalha, sozinho, a mensagem da sustentabilidade. Por isso, utilizá-lo como acessório pode influenciar outras pessoas a adotarem essa ideia também. Afinal, influenciar positivamente as pessoas faz parte de um estilo de vida sustentável… E ainda ajuda a preservar o planeta!



Fonte: Equipe Ecycle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais