Notícias

Conheça o guarda-chuva futurista que cria um campo de força de ar para repelir as gotas

Compartilhe:     |  19 de outubro de 2014

Apesar de na maioria das vezes eles funcionarem decentemente e nos manterem secos, os guarda-chuvas convencionais conseguem ser bem irritantes de vez em quando: as delicadas estruturas de metal podem ser comprometidas com um vento forte ou até com menos do que isso. Sem contar o risco de machucar alguém ou então o inconveniente de molhar todo o chão da sua casa.

Uma equipe chinesa de designers e de engenheiros da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Nanquim quer mudar de vez a cara do objeto. Eles desenvolveram um protótipo de “guarda-chuva de ar” que, ao invés de usar uma cobertura de tecido para evitar os pingos, utiliza uma espécie de ventilador movido por uma bateria de lítio que cria um campo de força de ar para afastar as gotas.

O projeto iniciou uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter no final de setembro e já arrecadou uma quantia quatro vezes maior do que os US$ 10 mil inicialmente almejados. Se você deseja garantir um desses para o verão de 2016, é melhor não perder tempo – as opções mais baratas já estão esgotadas, mas por US$ 118 ainda é possível comprar um modelo até sexta-feira da semana que vem (24/10).

Os chineses criaram três vertentes do produto: o “air umbrella-a” mede 30 centímetros e pesa 500 gramas, com 15 minutos de duração da bateria; o “air umbrella-b” tem uma extensão de 50 centímetros, peso de 800 gramas e 30 minutos de autonomia; já o “air umbrella-c” é expansível, podendo medir de 50 até 80 centímetros, com peso de 850 gramas e uma bateria com duração de cerca de 30 minutos. De acordo com os desenvolvedores, o guarda-chuva consegue proteger até duas pessoas, exceto em tempestades muito intensas.

Confira um vídeo do guarda-chuva de ar:



Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais