O lixo em questão

Conheça o World Cleanup – o APP de mapeamento de lixo

Compartilhe:     |  10 de agosto de 2018

O Dia Mundial da Limpeza World Cleanup Day 2018, ação realizada pelo movimento Let´s do it! todos os anos no dia 15 de setembro e que mobiliza voluntários para a limpeza de cidades em todo o globo, contará também com o auxílio de uma nova ferramenta: o aplicativo de mapeamento de lixo World Cleanup

O Instituto Limpa Brasil, representante nacional do movimento Let´s do it! traz como missão a disseminação desta ferramenta que é parte de uma estratégia de mobilização e engajamento das pessoas para com o Dia Mundial da Limpeza. O voluntário pode usar o aplicativo durante o ano, sempre que ver pontos de descarte irregular de lixo, para que as pessoas saibam onde devem limpar no Dia D, (15 de setembro).

Para utilizar o programa, é só baixar o aplicativo que já está disponível nas versões Android e IOS e fazer um cadastro utilizando sua conta Google ou Facebook. Feito isso, já é possível tirar fotos de descartes ilegais de resíduos em qualquer proporção, como um saco de lixo ou mesmo uma grande quantidade de entulho e classifica-los. Com essas ferramentas, o usuário pode não só mapear esses pontos incorretos de despejo para coleta, mas também possibilita que qualquer um possa contribuir, mesmo que de forma indireta, com o Dia Mundial da Limpeza.

Além disso, alguns recursos no app tem a missão de tornar a tarefa mais divertida. É o caso do “Desafio Mapeador” no qual você pode juntar equipes que terão registros de locais fotografados, contabilizados até o dia 15/09, obtendo êxito na primeira parte do desafio a equipe que tiver mais registros feitos. Já na segunda parte da disputa, que vale até o dia 31/12, vencerá o grupo que fizer o maior número de ações de limpeza de seus pontos, já fotografados na primeira etapa. Outro recurso interessante é que o aplicativo também dispõe de uma vitrine de eventos de ações de limpeza, na qual é possível criar e/ou confirmar eventos detalhados, permitindo o compartilhamento dos mesmos em mídias sociais como WhatsApp e Facebook.

Segundo Frederico Duarte, coordenador do lançamento do app durante uma ação de limpeza na cidade de São Paulo, a ideia da ferramenta é gamificar (como num jogo) o problema e desenvolver mudanças de comportamento. Para ele, o lixo não é visto como um problema do senso comum e o aplicativo pode trazer um efeito positivo que rompa com essa mentalidade.

Os impactos da conscientização

A iniciativa de coletas de lixo irregular começou com uma equipe do Let´s do it! na Europa, que acabam por viver uma realidade bastante diferente do Brasil no trato dos resíduos. Camila Costa, diretora de comunicação do Limpa Brasil, explica: “Sabemos que aqui o problema é mais grave, e os pontos de descarte irregular são milhares. Mas justamente por isso achamos essencial o uso do aplicativo, pois revelar estes locais é uma chance de pressionarmos o poder público a fazer algo a respeito… queremos mostrar onde estão esses pontos, e como eles afetam a qualidade de vida das pessoas. O aplicativo tem duas funções, ao nosso ver: promover a consciência do cidadão de que todos nós somos parte do problema e todos nós podemos ser parte da solução, e mostrar ao poder público que algo precisa ser feito a respeito. Após mapearmos os pontos, é impossível fechar os olhos para o problema né? Teremos insumos tangíveis para mobilizar a sociedade.”

Camila ainda ressalta que a tecnologia vem a favor de uma educação de qualidade consciente e que, desta forma, apps como o World Cleanup podem ser utilizados para fazer transformações no mundo e focar, de agora em diante, em resolver os problemas que nós mesmos criamos para as próximas gerações.

Para acessar o aplicativo: https://www.limpabrasil.org/projeto/aplicativo-de-mapeamento-do-lixo/



Fonte: Envolverde - Louise Demetrio



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais