Notícias

Conheça os alimentos que ajudam a amenizar os sintomas de artrite reumatoide

Compartilhe:     |  28 de julho de 2019

“Sentia muitas dores nas costas e articulações. Tenho artrite reumatoide. Ganhei muito peso e assim as dores nas articulações pioraram muito. Por isso, procurei uma nutricionista para perder peso. Descobri que, além de ajudar a emagrecer, existem alimentos que podem melhorar a dor da artrite’’. O relato é de Rosane Alves, de 60 anos, que foi apresentada a uma alimentação específica que a ajudou a amenizar os sintomas da doença. ‘‘Mas não é de um dia para o outro”, destacou.

A artrite reumatoide é uma doença crônica, autoimune e inflamatória. O tratamento é baseado em remédios contra a dor, como analgésicos e anti-inflamatórios. Fisioterapia, exercícios e terapia ocupacional também são indicados para fortalecer as articulações. Mas a alimentação pode contribuir para reduzir os sintomas, que são incapacitantes.

De acordo com a nutricionista Ana Paula Moura, há diversos alimentos que podem contribuir para amenizar as dores articulares.

— Um dos mais conhecidos é a couve. Por ser rica em cálcio e magnésio, minerais que, juntamente com a vitamina D, dão sustentação aos ossos, a couve é um dos vegetais mais recomendados para aliviar dores e inflamações nas articulações — diz a especialista.

A doença é desencadeada quando uma pessoa com predisposição genética entra em contato com algum fator ambiental capaz de ativar o sistema de proteção. O corpo começa a produzir anticorpos que atacam as próprias articulações.

— Temos mitos que cercam as pessoas com artrite reumatoide, como o consumo de glúten e lactose, que pensam ser alimentos inflamatórios. Só recomendamos a retirada destes itens caso a pessoa tenha alguma restrição, como a doença celíaca — explica Lícia Mota, coordenadora da Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Inclua no cardápio



Fonte: Extra - Evelin Azevedo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Primeiros socorros: o que fazer quando o seu pet precisa de ajuda

Leia Mais