Notícias

Conheça seis ideias de presentes sustentáveis para o Natal

Compartilhe:     |  15 de dezembro de 2020

Saiba como ressignificar uma data tão marcada pelo consumismo  

Além de ser uma das datas mais importantes do ano para os cristãos, o Natal é uma data comemorativa tradicionalmente celebrada em todo o país. Em algumas famílias, todos se reúnem para uma ceia no dia 24, em outras para um almoço no dia 25. Independente da data, em geral a celebração é feita com muita comida e uma árvore de Natal enfeitada e cheia de presentes embaixo.

Os valores da união, amor e família sem dúvida se mantêm até hoje, mas ao longo dos anos o impacto deste tipo de comemoração também aumentou. Pilhas de embrulhos de presentes, itens que muitas vezes nunca nem serão usados, comida sendo desperdiçada e por aí vai.

Para garantir que o Natal não se transforme em uma data puramente voltada ao consumismo, separamos algumas ideias de presentes mais amigáveis ao planeta, caso queira presentear alguém querido nesta época do ano.

1. Faça você mesmo

A primeira dica é fazer algo com as próprias mãos. Pode ser uma comida gostosa que possa ser embalada em um pano ou um pote de vidro, como pães, biscoitos, bolos, geleias ou compotas. Ou ainda um cosmético natural que você mesmo fez, um artesanato, colagem, etc. Use a imaginação e dê algo único, que ninguém mais pode dar, afinal, foi você que fez!

2. Compre local 

Por terem uma pegada ecológica menor, presentes comprados localmente já fazem toda a diferença de um produto massificado ou importado. Além disso, você ajuda a economia local e os pequenos produtores. Algumas ideias de produtos locais para dar de presente: doces, cosméticos naturais, bebidas artesanais, bordados, artesanatos, quadros, roupas e acessórios. As possibilidades são infinitas, especialmente para quem mora em grandes cidades.

3. Apoie a economia circular 

Livros, roupas ou acessórios usados também podem ser boas pedidas para você apoiar a economia circular e ainda descolar presentes legais com um preço mais baixo. Hoje em dia existem brechós físicos ou online, além da possibilidade de você promover uma troca entre os amigos ao invés do tradicional amigo oculto. Olha que ideia legal!

4. Presenteie com plantas 

Esse é um presente que só vale para quem gosta e já sabe cuidar de plantas. Se esse não for o caso, cuidado para não dar um presente desnecessário e que será mal cuidado. Mas, se o presenteado se interessar por plantas, um vasinho pode ser o presente ideal. Além de enfeitar, traz mais natureza para dentro de casa e é um presente que dispensa embrulho.

5. Ajude uma causa 

Se quiser apoiar uma causa em que acredita, você pode pedir para quem for te presentear, trocar o item por uma doação à organização da sua escolha. Essa é a ideia do Presente Consciente do WWF-Brasil, por exemplo. Ao mobilizar seus amigos e arrecadar doações, você ajuda de forma significativa o nosso trabalho em defesa da vida. Ao invés de presentes, peça doações!

6. Troque presentes por gestos especiais 

Por fim, a gente queria deixar o recado de que as melhores coisas da vida, em geral, não são coisas. Sendo assim, estar com a família, todos bem e com saúde pode ser o melhor presente em 2020, muito mais que uma bolsa ou eletrônico. Que tal se oferecer pra fazer a ceia no lugar da mãe? Ou gravar um vídeo cheio de carinho para o avô que não vai poder estar com você neste ano? Gestos especiais, muitas vezes, valem mais que qualquer presente.

Feliz Natal! 



Fonte: WWF - Por Taís Meireles 



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais