Notícias

Contêiner se transforma em estação solar móvel para beneficiar comunidades carentes

Compartilhe:     |  25 de junho de 2014

O PowerCube é um sistema que promete levar energia limpa aos locais mais remotos e necessitados da Terra. A base da estrutura é feita a partir de contêineres e, com apenas o toque em um botão, painéis solares deslizam para fora e começam a produzir energia.

A empresa responsável pelo projeto é a norte-americana Ecosphere Technologies, que pretende disponibilizar a ideia para ajudar comunidades carentes ou locais afetados por desastres naturais. Em declaração ao site Fast Co.Exist, Corey McGuire, diretor de marketing da companhia, explicou que é possível levar o PowerCube a qualquer lugar do mundo, seja pela ar, trem ou barco.

 
Foto: Divulgação

O projeto levou sete anos para ser finalizado, até que se tornasse o mais eficiente possível. De acordo com a fabricante, o modelo final chega a ser 400% mais produtivo do que um sistema comum, em que as placas seriam fixadas na parte superior do contêiner.


Foto: Divulgação

Além de fornecer eletricidade, o sistema também é capaz de produzir água em locais que não possuem mananciais, através de um gerador atmosférico, e o espaço interno pode ser usado de diversas maneiras. Os contêineres podem ser transformados em salas de aula ou locais para assistência médica, por exemplo.

O local também oferece tecnologia para internet e comunicação, itens praticamente inexistentes em casos de desastre ou áreas isoladas.



Fonte: Redação CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos

Leia Mais