Notícias

Corpo de Bombeiros do Distrito Federal agora é ‘verde’ e sustentável

Compartilhe:     |  27 de junho de 2015

O programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem mais um novo integrante: o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), que se juntou a outras 246 instituições públicas municipais, estaduais e federais preocupadas em adotar uma nova postura visando proteger o meio ambiente.

A adesão foi formalizada em solenidade realizada na sede da Legião da Boa Vontade, em Brasília. O ato contou com a participação de Ana Carla Almeida, coordenadora da A3P do MMA; Hamilton Esteves Júnior, comandante geral do CBMDF; coronel Cláudio Ribas de Sousa, chefe da Casa Militar do DF; André Lima, secretário de meio ambiente do governo do DF, e comandante Rogério Cruvinel, presidente da Comissão A3P do CBMDF.

Na ocasião, foi feito também o lançamento do Programa de Eficiência na Gestão de Recursos Naturais nas unidades do Corpo de Bombeiros. O programa A3P completou, em 2014, 15 anos de existência. As instituições e seus funcionários são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis.

PRÊMIO

Vale lembrar que se encontram abertas, até o dia 15 de outubro de 2015, as inscrições para o 6º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade – Prêmio A3P. Instituições públicas que promovem ações socioambientais podem concorrer. O objetivo é reconhecer o mérito das iniciativas de órgãos e entidades do setor público que contribuem para a sustentabilidade nas atividades públicas.

Promovida pelo MMA, por meio do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, a premiação visa dar visibilidade e estimular a implantação de iniciativas inovadoras. Na última edição, 88 projetos foram inscritos.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) – (61) 2028.1173

Links:
Conheça a experiências de outras instituições ligadas à A3P
Inscreva-se no Prêmio A3P 2015


Fonte: Ascom - Marta Moraes – Editor: Marco Moreira



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Apoie o Projeto de Lei que institui o “SUS Animal”. Veja como apoiar

Leia Mais