Notícias

Couve-flor e Brócolis: dois verdadeiros alimentos anticâncer

Compartilhe:     |  29 de outubro de 2020

A couve-flor e o brócolis são dois vegetais da família das couves (Cruciferae ou Brassicae) muito ricos em propriedades nutricionais e medicinais. Mas, essas duas flores de cabeça, uma verde outra branca, são potenciais amigos quando se trata de lutar contra processos cancerígenos no nosso organismo.

Já te conto que o brócolis é um dos alimentos que aumentam a velocidade do nosso metabolismo. E também te conto que ambos são alimentos bastante calóricos portanto, o X da questão é a alimentação equilibrada, balanceada e usando, ora brócolis, ora couve-flor, ora outra crucifera, para manter a saúde em alta.

Couve-flor, boa fonte de vitaminas

couve flor cancer

A couve-flor é boa fonte de vitaminas (Vit. C, ácido fólico, Vit. K, Vit. B1, B2, B3 e Vit. E). Nos minerais, é ricas em cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cloro, enxofre, ferro, sódio e manganês. Também é boa fonte proteica, gorduras insaturadas e ômega 3.

A couve-flor age como fortificante, mineralizante, neutralizante da acidez estomacal e é indicada em casos de fraqueza geral, prisão de ventre, problemas gástricos, indigestão, diabetes, colite, degeneração macular, obesidade e hipertensão – estes são os usos mais comuns.

Porém, a couve-flor, aliada a uma dieta balanceada, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, reduz os riscos de acidentes vasculares, câncer, doenças neurodegenerativas e cardíacas.

Seu consumo também tem ação na na manutenção dos ossos, cérebro e saúde celular, no equilíbrio eletrolítico do nosso organismo e na manutenção de níveis adequados de colesterol no sangue. Outros benefícios da couve-flor: seu potencial antioxidante retarda o envelhecimento, repara o DNA, protege de da perda de memória, previne crises de epilepsia e até previne a alopecia.

Brócolis rico em ácido fólico

brocolis

Fonte foto

O brócolis é rico em ácido fólico, betacaroteno (provitamina A), cálcio, ferro, fibras, flavonoides, indol, isotiocianatos, proteína, vitamina do complexo B, C, E, zinco e tem reconhecidas propriedades medicinais como anticancerígeno, anti-inflamatório calcificante, calmante, diurético, emoliente, laxante e vitaminizante.

Brócolis na cura

brocolis 2
Fonte foto

O brócolis é um vegetal usado na cura desde tempos imemoriais – desde épocas antes de Cristo, era recomendado seu cultivo e seu consumo para uma grande diversidade de males muitos dos quais ainda hoje se confirmam. As indicações mais comuns para o uso medicinal do brócolis são: anemia, ansiedade, bloqueio ou redução de danos celulares no caso de tumores e câncer, carência de vitaminas A, C e E, colite, deficiência de calcificação, inflamação, irritabilidade.

É mais frequente o uso de todas as partes verdes do brócolis – folha, talos e flores – cozidas em vapor ou refogadas diretamente.

Brócolis e couve-flor estimulam gene com função anticancerígena

brocolis couve flor cancer

Segundo o médico nutrologista, Durval Rivas “Outro importante benefício dessa família é uma substância chamada sulforafane, um fitonutriente com capacidade de estimular o gene com função anticancerígena. Estudos apontam que o ácido indol-3-carbinol encontrado nesses vegetais têm a capacidade de neutralizar as células tumorais sensíveis ao hormônio estrógeno, como os do ovário, mama e próstata.”

Uma outra informação interessante é esta_- no caso do câncer de próstata, a ingestão de brócolis para cura atua na redução de metastases – segundo um estudo científico publicado no Oxford Journal: “A alta ingestão de vegetais crucíferos, incluindo brócolis e couve-flor, pode ser associado com um risco reduzido de câncer de próstata agressivo, particularmente doença extraprostática”.



Fonte: GreenMe



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais