Dicas Ecológicas

Covid-19: dicas para um Natal seguro na pandemia

Compartilhe:     |  29 de novembro de 2020

No calor brasileiro, o cenário natalício parece muito mais tranquilo que na Europa e nos Estados Unidos. Isso porque o frio aproxima as pessoas em locais fechados, e o vírus se espalha mais facilmente. Mesmo assim, é preciso ter cuidado porque o coronavírus não desapareceu nem no velho nem no novo continente.

Muita gente está preocupada em como será este Natal. Além do desastre econômico do desemprego e das mortes, quem tem um mínimo de responsabilidade não quer expor os mais velhos ou os mais vulneráveis ao risco de contrair Covid-19.

Na Europa, onde muitos países seguem com o lockdown ou com o toque de recolher, muitos lugares, bares, restaurantes e até lojas, seguem fechados. Ir de uma cidade a outra para visitar parentes está proibido e até reunião em casa é permitida com um certo limite no número de pessoas. Tudo isso parece muito surreal em pleno séc. XXI, mas as diretrizes são para evitar a lotação nas UTIs que já estão no limite em muitas cidades europeias.

Mas e ai? Dá para ter um Natal seguro e responsável? Claro que sim! E no Brasil isso é mais fácil. Veja por quê.

©wir_sind_klein/Pixabay

Como o vírus se espalha

Agora que ficou claro que o vírus se espalha muito mais facilmente pelo ar do que por objetos (pegar no dinheiro infectado e colocar a mão na boca, por exemplo) o uso da máscara tornou-se fundamental, da mesma forma que a ventilação do ambiente ou estar em lugar aberto. Um ambiente com o ar sempre renovado dispersa possíveis nuvens contaminadas, e reduz a possibilidade de contágio.

O número de pessoas e o tamanho do lugar onde as festas serão realizadas também terão papel fundamental na disseminação do vírus. Inclusive, o site: Indoor Covid Safety simula as situações de acordo com metro quadrado do lugar e número de pessoas nele presentes, e dá as probabilidades de contágios.

Dito isso, vamos às

Dicas para um Natal seguro

Agora que tá combinado que vai ter Natal, mas com consciência e responsabilidade para que a Covid-19 não chegue de presente surpresa para ninguém, vamos começar com as preparações.



Fonte: GreenMe - Daia Florios



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais