Notícias

Químicos da Finlândia criam bioplástico que protege contra radiação ultravioleta

Compartilhe:     |  31 de março de 2020

Químicos da Universidade de Oulu, na Finlândia, desenvolveram um bioplástico sintético que, diferentemente dos tradicionais plásticos à base de carbono ou de outros bioplásticos, fornece proteção contra a radiação ultravioleta (UV) do Sol.

O copolímero à base de biomassa evita que a radiação UV passe graças à sua estrutura baseada em bifuranos – furano é um composto produzido pela destilação da madeira.

A transparência do bioplástico é boa o suficiente para aplicações práticas, garante a equipe, como a cobertura de estufas ou áreas de convivência.

Além disso, o material funciona como uma barreira física de 3 a 4 vezes mais forte que a do plástico PET padrão.

As matérias-primas utilizadas na produção do biopolímero são hidroximetilfurfural (HMF) e furfural, que são produtos de biorrefinarias derivados de celulose e hemicelulose.

Ao ligá-los quimicamente, Tuomo Kainulainen e seus colegas criaram partes de copolímeros com estruturas semelhantes tanto ao bisfurano, quanto ao furano.

O experimento mostra que é possível desenvolver bioplásticos com melhores propriedades do que os plásticos derivados de fósseis produzidos atualmente.

A equipe patenteou o material e está se preparando para ampliar sua escala de produção. Apesar de chamá-lo de “bioplástico ecológico”, contudo, há preocupações quanto a eventuais danos à saúde humana dos furanos.

Bibliografia:

Artigo: Utilizing Furfural-Based Bifuran Diester as Monomer and Comonomer for High-Performance Bioplastics: Properties of Poly (butylene furanoate), Poly(butylene bifuranoate), and Their Copolyesters
Autores: Tuomo P. Kainulainen, Terttu I. Hukka, Hüsamettin D. Özeren, Juho A. Sirviö, Mikael S. Hedenqvist, Juha P. Heiskanen
Revista: Biomacromolecules
DOI: 10.1021/acs.biomac.9b01447



Fonte: Inovação Tecnológica



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Emocionante: vídeo mostra tartarugas-marinhas sendo salvas por pescadores no litoral catarinense

Leia Mais