Notícias

Criadores de Cajazeirinhas investem em ordenha mecanizada no rebanho

Compartilhe:     |  30 de setembro de 2019

Criadores do município de Cajazeirinhas, no Sertão, que se dedicam à produção de leite, cada vez mais utilizam o sistema mecanizado de ordenha usando os métodos de balde ao pé ou canalizadas, o que proporciona uma maior higienização do leite e atendem às exigências sanitárias. É o caso do criador João Paulo Soares de Medeiros, da fazenda Bela Vista, que orientado pelos técnicos da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), adotou o sistema.

O sistema utilizado por João Paulo é a ordenha mecanizada conhecida como “pé de balde”, recentemente implantada, adquirida com recursos próprios, depois de tomar conhecimento de sua importância para executar suas atividades na fazenda. São produzidos 400 litros de leite todos os dias, em duas ordenhas, realizadas com a participação de um funcionário.

Para manter seu rebanho de 20 matrizes, todas em lactação, ele tem uma plantação de três hectares de capim elefante que serve para a alimentação do seu rebanho. Também usa o sistema de ensilagem para armazenamento de forragem que usa em período de longas estiagens. Para atender às necessidades da fazenda, o abastecimento com água é feito de uma barragem e de um poço tubular por ele construído em ano anterior, também utilizadas para a irrigação do plantio de capim.

Para ter uma renda extra na fazenda, João Paulo produz queijo de manteiga, que comercializa nas cidades vizinhas.

São quatro fazendas no município de Cajazeirinhas que utilizam esses dois modelos de ordenhas. O modelo consiste em ordenhar quatro vacas ao mesmo tempo, com maior agilidade. A produção do leite é comercializada junto à indústria de laticínio da região.

Os trabalhos da fazenda, quando necessário, contam com a presença do gerente local da Empaer Zildo Vicente Leite, e o acompanhamento do gerente regional de Pombal, Leonar Souza.



Fonte: Secom-PB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais