Notícias

Crianças comem demais quando estão estressadas, segundo estudo

Compartilhe:     |  3 de Maio de 2015

Crianças são mais propensas a comer demais quando estão chateadas. De acordo com um estudo publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”, isso acontece principalmente se os pais utilizam o alimento como forma de recompensa.

A partir de testes com meninos e meninas com idades entre 5 e 7 anos, a pesquisa observou que comer em função do estresse é um comportamento aprendido e não natural, já que essa condição emocional geralmente reduz o apetite.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores dividiram as crianças em dois grupos, pediu-lhes para colorir uma imagem e, em seguida, disse que iriam receber um brinquedo ao conclui-la.

Mas, com um grupo de crianças, os pesquisadores retiraram um giz de cera que era necessário para completar o desenho, o que significava que não poderiam receber o prêmio. Esta foi uma “situação estressante”. Enquanto os pesquisadores fingiam procurar o giz necessário para completar o desenho, as crianças comiam alguns itens ao redor da sala onde o teste era feito.

Os pesquisadores descobriram, então, que as crianças da situação “estressante” comeram mais do que as outras. E isso foi ainda mais evidente entre aquelas cujos pais disseram ter usado o alimento como recompensa no passado.

Os pesquisadores concluíram que a prática da compensação pode substituir os instintos naturais de fome das crianças. Mas ainda é necessária mais investigação para obter uma imagem mais clara sobre como exatamente as práticas dos pais afetam a maneira como as crianças relacionam estresse e comida.

Leia mais sobre esse assunto em
© 1996 – 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Fonte: O Globo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

PETA quer banir o uso do termo “animal de estimação” por ser depreciativo para os animais

Leia Mais