Notícias

Crie um ambiente saudável com o Feng Shui para ter bem-estar físico, mental e emocional

Compartilhe:     |  16 de junho de 2020

O Feng Shui é um conhecimento da tradição milenar chinesa que nos ajuda a viver melhor, contribuindo para nossa saúde, equilíbrio e bem-estar físico, mental e emocional. Neste conteúdo você saberá como utilizar esse conhecimento a seu favor.

Primeiramente, é necessário entender que o nosso interior influencia o exterior e vice-versa. Partindo desse princípio, fica mais fácil saber como o Feng Shui atua em nossa vida e como ele pode nos ajudar a ter bem-estar, através da criação de um ambiente saudável onde vivemos e ou trabalhamos.

O espaço em que vivemos e trabalhamos

Para promover e conservar nosso bem-estar integral e a saúde em geral, é necessário cuidar do espaço onde permanecemos, seja no lar ou no trabalho.

Um ambiente doente nos adoece, e quando internamente estamos desequilibrados, adoecemos o ambiente. Por isso, quem prima pela saúde precisa atentar que esses dois aspectos andam juntos.

A energia vital que existe em cada ser e em cada lugar precisa fluir de forma harmônica. Caso contrário, vem a doença, distúrbios, bloqueios e o mal-estar. Ou seja, dor e sofrimento.

Mesmo que sua saúde ande bem, aplicar o Feng Shui só irá ajudar a mantê-la em alta, e a viver com mais amor, harmonia, organização  e beleza por primar pela ordem, limpeza e melhor disposição e arrumação dos elementos que fazem parte do ambiente.

Em suma, o Feng Shui ajuda intensificar ou ativar sua energia e a do ambiente, promovendo melhor qualidade de vida.

Princípios básicos

Para facilitar o uso do Feng Shui para obter saúde, física e ou mental, e bem-estar, seguem os fatores que precisam ser considerados e priorizados em nossas vidas.

Alimentação

Pelo Feng Shui o alimento é de fundamental importância, pois, através da comida obtemos Energia Vital (Chi).

Se nos alimentamos mal, com alimentos enlatados, processados e cheios de conservantes e corantes artificiais, estamos deteriorando nossa energia, o que com o tempo se converterá em prejuízos para a saúde.

Água

Outro aspecto primordial é a hidratação já que, pelo Feng-Shui,a água é o veículo da Energia Vital (Chi). Por isso, quanto menos água se bebe, menos energia e vitalidade se tem.

Ar

Uma casa arejada é um fator que contribui tanto para a saúde do ambiente, como para a nossa. Por isso, é necessário atentarmos à qualidade do ar do local que vivemos e frequentamos.

Para promover mais frescor e uma boa qualidade de ar no espaço que estamos, é recomendável ter plantas purificadoras de ar, manter as janelas abertas, perfumar e purificar o ambiente com extratos naturais ou óleos vegetais essenciais.

Dessa forma, o ambiente ficará mais leve e nossa respiração também.

Luz

Uma casa ou local de trabalho com pouca iluminação solar desencadeia falta de energia e desperta desânimo e melancolia. Por isso, se faz necessário manter o ambiente com boa iluminação natural durante o dia, e à noite, com luminárias ou lâmpadas que clareiem o ambiente de maneira acolhedora e harmoniosa.

Ordem

Desordem é sinônimo de entropia (decadência) e estagnação, fatores causadores de desequilíbrios na saúde.

Segundo o Feng Shui, um ambiente sobrecarregado de energia estagnada (parada) é desencadeador de doença.

Outro aspecto que reflete ordem é ter tudo em bom funcionamento para a vida fluir. Por isso, lâmpadas,  equipamentos, eletrodomésticos, portas, janelas, armários, gavetas e torneiras precisam ser consertados para manter o bom fluxo de energia onde se vive.

Como se um ambiente é saudável?

Além da observação dos sinais apresentados no ambiente, o Feng Shui oferece um instrumento para detectar se existe desequilíbrio no espaço, seja do lar ou do trabalho.

Essa ferramenta é o Baguá, uma espécie de mapa em formato octogonal que identifica qual área do ambiente que precisa de restauração e harmonia.

Neste vídeo, Roberta Tolentino entrevista a especialista em Feng Shui, Mônica Tavares, que explica como o Baguá detecta problemas no ambiente e de que forma o Feng Shui pode ajudar na promoção do bem-estar físico, familiar e espiritual.

Crie um ambiente saudável

Seguem algumas dicas para promover boas energias e criar um ambiente saudável onde vive e ou trabalha:

Devolva ao ambiente alegria, leveza e gratidão.

Tenha em mente que para ter verdadeiro êxito na aplicação do Feng Shui, você precisa cuidar do seu espaço interno e para isso é necessário cultivar alegria, leveza e gratidão, combustíveis fundamentais para transmitir ao ambiente boas energias e ter saúde integral.



Fonte: GreenMe



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Medicamentos e remédios caseiros: o que fazer e o que não fazer?

Leia Mais