O Feng Shui é um conhecimento da tradição milenar chinesa que nos ajuda a viver melhor, contribuindo para nossa saúde, equilíbrio e bem-estar físico, mental e emocional. Neste conteúdo você saberá como utilizar esse conhecimento a seu favor.
Primeiramente, é necessário entender que o nosso interior influencia o exterior e vice-versa. Partindo desse princípio, fica mais fácil saber como o Feng Shui atua em nossa vida e como ele pode nos ajudar a ter bem-estar, através da criação de um ambiente saudável onde vivemos e ou trabalhamos.
O espaço em que vivemos e trabalhamos
Para promover e conservar nosso bem-estar integral e a saúde em geral, é necessário cuidar do espaço onde permanecemos, seja no lar ou no trabalho.
Um ambiente doente nos adoece, e quando internamente estamos desequilibrados, adoecemos o ambiente. Por isso, quem prima pela saúde precisa atentar que esses dois aspectos andam juntos.
A energia vital que existe em cada ser e em cada lugar precisa fluir de forma harmônica. Caso contrário, vem a doença, distúrbios, bloqueios e o mal-estar. Ou seja, dor e sofrimento.
Mesmo que sua saúde ande bem, aplicar o Feng Shui só irá ajudar a mantê-la em alta, e a viver com mais amor, harmonia, organização e beleza por primar pela ordem, limpeza e melhor disposição e arrumação dos elementos que fazem parte do ambiente.
Em suma, o Feng Shui ajuda intensificar ou ativar sua energia e a do ambiente, promovendo melhor qualidade de vida.
Princípios básicos
Para facilitar o uso do Feng Shui para obter saúde, física e ou mental, e bem-estar, seguem os fatores que precisam ser considerados e priorizados em nossas vidas.
Alimentação
Pelo Feng Shui o alimento é de fundamental importância, pois, através da comida obtemos Energia Vital (Chi).
Se nos alimentamos mal, com alimentos enlatados, processados e cheios de conservantes e corantes artificiais, estamos deteriorando nossa energia, o que com o tempo se converterá em prejuízos para a saúde.
Água
Outro aspecto primordial é a hidratação já que, pelo Feng-Shui,a água é o veículo da Energia Vital (Chi). Por isso, quanto menos água se bebe, menos energia e vitalidade se tem.
Ar
Uma casa arejada é um fator que contribui tanto para a saúde do ambiente, como para a nossa. Por isso, é necessário atentarmos à qualidade do ar do local que vivemos e frequentamos.
Para promover mais frescor e uma boa qualidade de ar no espaço que estamos, é recomendável ter plantas purificadoras de ar, manter as janelas abertas, perfumar e purificar o ambiente com extratos naturais ou óleos vegetais essenciais.
Dessa forma, o ambiente ficará mais leve e nossa respiração também.
Luz
Uma casa ou local de trabalho com pouca iluminação solar desencadeia falta de energia e desperta desânimo e melancolia. Por isso, se faz necessário manter o ambiente com boa iluminação natural durante o dia, e à noite, com luminárias ou lâmpadas que clareiem o ambiente de maneira acolhedora e harmoniosa.
Ordem
Desordem é sinônimo de entropia (decadência) e estagnação, fatores causadores de desequilíbrios na saúde.
Segundo o Feng Shui, um ambiente sobrecarregado de energia estagnada (parada) é desencadeador de doença.
Outro aspecto que reflete ordem é ter tudo em bom funcionamento para a vida fluir. Por isso, lâmpadas, equipamentos, eletrodomésticos, portas, janelas, armários, gavetas e torneiras precisam ser consertados para manter o bom fluxo de energia onde se vive.
Como se um ambiente é saudável?
Além da observação dos sinais apresentados no ambiente, o Feng Shui oferece um instrumento para detectar se existe desequilíbrio no espaço, seja do lar ou do trabalho.
Essa ferramenta é o Baguá, uma espécie de mapa em formato octogonal que identifica qual área do ambiente que precisa de restauração e harmonia.
Neste vídeo, Roberta Tolentino entrevista a especialista em Feng Shui, Mônica Tavares, que explica como o Baguá detecta problemas no ambiente e de que forma o Feng Shui pode ajudar na promoção do bem-estar físico, familiar e espiritual.
Crie um ambiente saudável
Seguem algumas dicas para promover boas energias e criar um ambiente saudável onde vive e ou trabalha:
- Coloque na parte leste de sua casa ou local de trabalho plantas verde e fontes de água. Caso não disponha desses elementos, você pode utilizar cores correspondentes aos mesmos.
- Mantenha a porta de entrada livre e arejada, sem acúmulo de objetos, pois estes bloqueiam o fluxo de energia entrante.
- Nada de janelas, espelhos e escadas na frente da porta de entrada, pois isto dissipa (corta) a energia que entra. Se não tiver como alterar essa situação, pendure um cristal multifacetado na distância entre a porta e a janela/espelho/escada para que a energia flua em todo o ambiente.
- Mantenha vaso sanitário e ralos tampados e a porta dos banheiro fechada para evitar que as energias negativas intoxiquem o ambiente.
- Para estabilizar e harmonizar a energia do ambiente tenha uma pirâmide que, além do mais, servirá como objeto de decoração e arte.
- No quarto, posicione a cama de modo a receber as energias de frente, nunca deixe a cama de costas para porta ou para janela; utilize cores nesse ambiente que transmitam calma e tranquilidade para poder dormir bem e descansar. Como sugestão de cores você pode utilizar azul, violeta, rosa ou verde claro.
- Use na cozinha cores claras seja na parede, eletrodomésticos e utensílios. Além disso, mantenha tudo em bom funcionamento, principalmente o fogão, onde se prepara o alimento que nutre o corpo e é associado a força e poder.
- Espelhos e cristais nos ambientes, principalmente na sala (onde se recebe as visitas), são amplificadores e ativadores de boas energias pois, peças de cristal, objetos refletores ou brilhantes atraem o Chi e refletem-o de volta em todas as direções.
Devolva ao ambiente alegria, leveza e gratidão.
Tenha em mente que para ter verdadeiro êxito na aplicação do Feng Shui, você precisa cuidar do seu espaço interno e para isso é necessário cultivar alegria, leveza e gratidão, combustíveis fundamentais para transmitir ao ambiente boas energias e ter saúde integral.
Fonte:
GreenMe