Notícias

Crise climática causará queda de umidade em cidades globais

Compartilhe:     |  9 de janeiro de 2021

As regiões urbanas em todo o mundo provavelmente verão uma diminuição quase universal da umidade com as mudanças climáticas. Uma pesquisa sugere que construir uma infraestrutura verde e aumentar a vegetação urbana pode ser uma aposta segura para as cidades que procuram mitigar o aumento das temperaturas.

Metade da população mundial vive em áreas urbanas, mas as cidades representam apenas 3% da superfície global do solo. Lei Zhao, cientista da Universidade de Illinois e principal autor do artigo publicado na Nature Climate Change, diz que isso significa que os modelos climáticos anteriores não produziram dados específicos para as cidades.

“Quase todos os modelos não têm representação urbana”, disse Zhao. “Embora as cidades ocupem uma área tão pequena, é aí que ocorre grande parte do impacto humano (do aquecimento global). Então, fechamos essa lacuna, fornecendo projeções climáticas de vários modelos que são específicas para áreas urbanas”.

Cientistas e planejadores urbanos sabem há muito tempo que as temperaturas nas cidades são mais altas do que nas áreas rurais. Infra-estruturas como asfalto escuro e superfícies de concreto absorvem mais radiação solar, enquanto a cobertura reduzida de árvores contribui para o chamado “efeito de ilha de calor urbana”. Isso significa que as temperaturas nas cidades podem ser até 5°C mais altas do que nas áreas rurais circundantes.

O modelo prevê que a infraestrutura verde seria um bom investimento para quase todas as cidades. As árvores e a vegetação ajudam a reduzir a temperatura ao liberar água na atmosfera, que esfria o ar. Isso foi visto como tendo um efeito limitado em lugares que já são úmidos, mas o novo modelo prevê que o ar na maioria das cidades não costeiras ficará mais seco no próximo século.

Isso tornaria a evaporação de superfície mais eficiente, o que significa que o aumento dos níveis de vegetação urbana seria mais eficaz no combate ao aquecimento global.



Fonte: MSN - IstoÉ Dinheiro



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Leia Mais