Trilhas da Paraíba

Cruz do Espírito Santo

Compartilhe:     |  12 de fevereiro de 2018

O município de Cruz do Espírito Santo fica localizado na Mata Paraibana, especificamente na     microrregião de Sapé, a 23 Km de distância dde João Pessoa. Limita-se com os municípios de Santa Rita (12 km), Pedra de Fogo (28 km), São Miguel de Taipu (18 km), Sobrado (15 km) e Sapé (17 km). A temperatura média anual desse município oscila em torno de 26°C. A vegetação existente no local é a Vegetação Pioneira, Campos e Mata de Restingas, Manguezais e Mata Úmida.

História

Cruz do Espírito Santo é um dos municípios mais antigos da Paraíba. Suas terras foram habitadas pelos índios Tabajaras antes da conquista pelos portugueses, que implantaram engenhos e iniciaram o plantio de grandes canaviais.

O povoado que deu origem ao município começou na margem esquerda do rio Paraíba, perto do Engenho Espírito Santo de propriedade do português Manoel Pires Correia. Conta a tradição que por volta de 1789, o rio Paraíba sofreu uma grande enchente deixando, onde hoje é a praça Rio Branco, uma cruz de madeira. Os habitantes adicionaram a palavra Cruz ao nome do povoado Espírito Santo.

Na época o povoado pertencia ao município de Pilar e desmembrou-se. Lei estadual nº 40 de 7 de março de 1896 deu a categoria de município a Espírito Santo, que também passou a abrigar a sede do município de Pedras de Fogo, extinto pela mesma Lei estadual nº 125 de 7 de novembro de 1896.

Em 1914 outra grande enchente do Rio Paraíba obrigou a sede do município passar para o município de Sapé até 1935 quando o Coronel José Francisco de Paula Cavalcanti, o “Cazuza do trombone”, então Deputado Estadual conseguiu que Cruz do Espírito Santo fosse restabelecido. Em 1943 o nome do município foi mudado para Maguary. Em 1948 voltou a ser Cruz do Espírito Santo. A estação de Espírito Santo foi inaugurada em 1883 pelo Conde D’Eu.

Railway Company Limited, antigamente, em dias alternados, três a quatro locomotivas cruzavam a estação local que distava 800 metros da cidade. O município de Cruz do Espírito Santo se destacou por muito tempo.

Cruz do Espírito Santo é terra natal do poeta Augusto dos Anjos e do exministro da fazenda Maílson da Nóbrega. Em 1985, ano atípico pelas chuvas que alagaram várias cidades do Nordeste, Cruz do Espírito Santo foi completamente alagada pelo rio Paraíba, o que trouxe grandes transtornos para a cidade e para a população em geral.

Este slideshow necessita de JavaScript.



Fonte: Famup - Site Oficial da PMCES



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Aromaterapia para cães tem vantagens, mas exige conhecimento

Leia Mais