Notícias

Cuidados com mudas é fundamental para florestas de eucalipto

Compartilhe:     |  1 de janeiro de 2020

Até onde a vista alcança, o que se vê é o verde do eucalipto. É o cenário mais comum na região de Capão Bonito (SP). As árvores vão para a produção de celulose, matéria-prima no processo de fabricação de papel. Mas até a floresta atingir o ponto ideal, várias etapas devem ser cumpridas antes.

Uma das primeiras é a seleção das mudas por meio do corte do brotos. Visitamos um viveiro com capacidade de produção de 14 milhões de mudas por ano.

O trabalho de colocar o substrato nos tubetes é mecanizado. Depois, eles são levados para outra estufa para o crescimento, onde precisam de proteção nos primeiros 30 dias, com o controle de água, nutrientes e temperatura.

Numa nova etapa, as mudas seguem para um setor externo do viveiro. Elas passam por um processo de adaptação ao clima e ao ambiente em que vão enfrentar ao longo da maior parte da vida, até o momento da colheita em cerca de 7 anos.

Quando as mudas ficam prontas para o plantio, elas são cultivadas muitas vezes numa área que anteriormente já foi uma floresta de eucalipto. Na colheita, o uso de tecnologia de ponta no corte das árvores ajuda a ganhar tempo e segurança.



Fonte: Nosso Campo - TV TEM



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Saiba como cuidar do seu pet em tempos de coronavírus

Leia Mais