Evite o Desperdício

Culinária sem desperdício: a cozinha das sobras

Compartilhe:     |  20 de junho de 2020

No quadro “Direto ao Ponto” desta sexta-feira (19), o médico e gourmet Marcos Frank ensina a fazer o Yakimeshi ou Chahan, utilizando o arroz que sobrou de alguma refeição.

Segundo um estudo realizado pela Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO), da ONU, mais de um bilhão de toneladas de comida vira lixo todos os anos no mundo todo. No Brasil, estima-se que cerca de 30% dos alimentos produzidos vai para o lixo e sem nenhum tipo de reaproveitamento. 

Sobras são alimentos que não são consumidos no final de uma refeição e são consumidos mais tarde. Restos não comestíveis, como ossos, são considerados resíduo e não sobras. As pessoas podem comer sobras diretamente da geladeira, aquecê-las ou usá-las como ingredientes para fazer um novo prato.

Yakimeshi ou Chahan

Essa receita é ótima pra salvar o arroz que sobrou das refeições anteriores. Eu chamo de arroz com ovo chinês e faço apenas com arroz, ovos e cebolinha. Mas o céu é o limite para os ingredientes que podem ser adicionados a esse prato.

Supõe-se que o chahan tenha se originado na década de 1860, a partir de imigrantes chineses que chegaram no porto de Kobe. Chahan é um alimento básico em casas no Japão. O chahan geralmente é frito em um wok. O arroz é utilizado como ingrediente primário, e muitos outros ingredientes adicionais podem ser utilizados, como vegetais, cebola, alho, fungos comestíveis como shiitake, tofu, carne de porco, frutos do mar como siri, salmão, camarão e polvo, ovo mexido, carne moída e caldo de galinha, entre outros. Tipicamente o arroz utilizado é pré-cozido, e pode-se usar a sobra dele.

Ingredientes

2 xícaras de arroz branco cozido
2 ovos levemente batidos com uma pitada de sal
1/2 xícara de cebolinha picada
1 fio de azeite ou óleo
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar

Numa wok aquecida e com óleo de canola ou oliva coloque os dois ovos sem a casca e deixe fritar temperando com sal e pimenta. Com uma colher de nylon parta o ovo em pedaços menores e acrescente o arroz, sempre mexendo e misturando. Acrescente no final a cebolinha picada e misture bem.



Fonte: Independente



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais