Notícias

Cultivo automatizado de hortaliças economiza água e possibilita colher alimentos frescos o ano todo

Compartilhe:     |  24 de julho de 2014

Cultivar verduras e legumes localmente é uma prática cada vez mais incentivada por causa dos benefícios à saúde e ao meio ambiente. Nem todos, no entanto, têm o tempo e o conhecimento necessários à manutenção de uma horta em casa. Foi com esses novatos das plantas em mente que estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, criaram o kit Sprouts IO, um sistema inteligente e conectado para o cultivo de hortaliças em ambientes internos e pequenos. Segundo a cofundadora da empresa, Jennifer Broutin Farah, a ideia é que qualquer pessoa, não importa quão distante da fazenda tenha sido criada, possa plantar e colher deliciosos tomates, morangos ou alfaces em casa.

O sistema controla temperatura, luminosidade e umidade.
O usuário só precisa colocar água e adubo

SUSTENTA-02-IE-2627.jpg

Com o sistema, todo o gerenciamento de quantidade e frequência de água, luz e fertilizante é feito automaticamente por um aplicativo conectado ao sistema de irrigação e iluminação, que inclui até mesmo uma pequena câmera de monitoramento numa espécie de vaso inteligente. Os dados do desenvolvimento e colheita também ficam disponíveis para outros usuários, que podem trocar experiências sobre suas hortas. O Sprouts IO usa como base a técnica de aeroponia (leia quadro), processo de cultivo de plantas suspensas no ar, sem uso de terra. A água e as soluções com nutrientes para o crescimento da planta são pulverizadas na região da raiz. Basta ao fazendeiro de primeira viagem instalar um cartucho com sementes e fertilizantes. De acordo com Jennifer, a técnica economiza 98% de água e 60% de adubo se comparada ao método tradicional. Tudo com produtividade até seis vezes maior.

SUSTENTA-03-IE-2627.jpg
PELO AR
O kit usa como base a aeroponia, que dispensa o uso de
terra e transmite os nutrientes às plantas por vapor

O sistema ainda mede umidade, temperatura e pH da planta para criar a planilha de cuidados com a horta, que é feita de forma individualizada para cada tipo de legume, fruta ou verdura. Assim, o consumidor pode ter todas as variedades de hortaliças em qualquer estação do ano. A engenheira agrônoma da Embrapa Flávia Clemente explica que as hortaliças em geral necessitam de cinco horas de sol ao dia, mas salienta que, com uma iluminação artificial adequada, é possível ter alimentos frescos e naturais ao longo do ano cultivados em ambientes internos.

IEpag80e81_Sustentavel-2.jpg

Fotos: Divulgação



Fonte: IstoÉ



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais