Notícias

Curso online ensina como cultivar hortaliças para consumo doméstico

Compartilhe:     |  7 de julho de 2020

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está com as inscrições abertas para o curso online de produção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) em pequenos espaços, que vai ensinar como cultivar hortaliças em quintais, varandas e pequenos estabelecimentos rurais para o consumo doméstico.

São 10 mil vagas gratuitas disponíveis para todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas aqui.

“Além do debate acerca da segurança alimentar, a produção e consumo das hortaliças PANC também é uma forma de resgate histórico-cultural dos tempos em que o Brasil era um país predominantemente rural”, assinala o pesquisador Nuno Madeira, que desde 2006 vem coordenando os trabalhos com essas plantas.

No curso, o participante vai conhecer formas de começar uma horta PANC, como a preparação de compostagem e vermicompostagem, o uso de adubação verde, quais recipientes e solos mais adequados.

Além disso, o curso irá ensinar como planejar a produção de acordo com o espaço disponível, escolher as hortaliças PANC mais apropriadas e onde encontrar sementes e mudas para iniciar sua horta. Na programação também estão inclusos vídeos, leituras complementares e uma avaliação de aprendizagem.

Segundo a Embrapa, são mais de 300 espécies catalogadas como PANC. O curso contempla as espécies mais conhecidas como almeirão-de-árvore, amaranto, azedinha, beldroega, bertalha, capuchinha, cará-do-ar, caruru, chaya, chuchu-de-vento, dente-de-leão, fisális, jambu, major-gomes, mangarito, moringa, muricato, ora-pro-nóbis, peixinho, serralha, taioba e vinagreira.



Fonte: Agro



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Uma casa ambientada para você e seu pet

Leia Mais