Notícias

Debate simultâneo em mais de 50 países sobre meio ambiente quer ouvir o cidadão comum

Compartilhe:     |  20 de maio de 2015

Visões Mundiais em Clima e Energia (WWViews) é uma consulta global que providenciará informações sobre o quanto os cidadãos do mundo estão dispostos a se comprometer para lidar com as mudanças climáticas e para antecipar novas formas de gerar energia.

No mesmo dia, 6 de junho, cidadãos selecionados para refletir a diversidade demográfica de seus países e regiões (pelo menos 100 pessoas por localidade) irão participar de uma longa reunião, iniciando na manhã das primeiras terras do oceano Pacífico, e continuando até o fim de tarde das últimas fronteiras das Américas. No Brasil, a reunião acontece na cidade de São Paulo.

Screen Shot 2015-05-08 at 11.07.25 PM

A meta é envolver 10.000 cidadãos em 100 países. Todos receberão informações a favor e contra os diferentes pontos de vista sobre as políticas para o clima e energia, utilizando-se de metodologia e programação comum, com regras que tornem os resultados comparáveis.

Os cidadãos irão expressar suas visões em um conjunto idêntico de questões, formuladas para refletir as controvérsias das negociações e debates políticos da Convenção sobre Clima e Energia das Nações Unidas (COP). O resultado será publicado em tempo real por ferramentas digitais na internet, permitindo que seja facilmente pesquisada pelas populações dos países envolvidos.

A consulta antecede exatamente em 6 meses da COP 21, a ser realizada no mês de dezembro, em Paris.

A WWViews é uma iniciativa da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Clima e Energia (UNFCCC), da Comissão Nacional para o Debate Público (França), da Fundação do Conselho de Tecnologia (Dinamarca) e Missions Publiques (França), com apoio do Governo Francês, anfitrião da COP21. No Brasil, projeto é coordenado pelo Instituto Brasileiro da Diversidade – IBD.

Screen Shot 2015-05-08 at 11.07.14 PM

Por que essa iniciativa é tão importante?

Lidar sucessivamente com as mudanças climáticas e novas formas de geração de energia requer o apoio público. A consulta WWViews permitirá aos formuladores de políticas que tenham acesso a um profundo e autêntico conhecimento do nível desse apoio. Abordando, para esta finalidade, assuntos estratégicos que não são facilmente alcançados por pesquisas de opinião. Assim complementando os levantamentos já realizados, e permitindo uma imagem confiável da opinião pública em alguns dos mais complexos temas que políticos e gestores públicos precisam e deveriam ter conhecimento para exercer suas funções.

Devido a credibilidade dos resultados, advinda da metodologia que informa e dá aos cidadãos a oportunidade de debater, as ações governamentais poderão ser executadas contando com o apoio da opinião pública ou não, sabendo o quanto os cidadãos estão dispostos e comprometidos a enfrentar os desafios colocados pela gestão das questões do clima e energia. Essa informação será divulgada para ser usada ativamente no debate político, na mídia e nas convenções internacionais sobre os temas.

Embora o projeto não seja uma campanha, ele colabora para o aumento da conscientização sobre as questões colocadas. Também define exemplos para aumentar a legitimidade e transparência da governança mundial, por oferecer ao cidadãos comuns a oportunidade de participação nos processos de decisão.

A metodologia foi desenvolvida de forma eficaz como pode ser verificada nas duas consultas realizadas em 2009 e 2012 sobre aquecimento global e biodiversidade respectivamente. Também tem sido utilizada com sucesso pelo Governo Francês no debate nacional em transição energética.

O local de realização da etapa brasileira será divulgado em breve, assim como outras informações.

Dia 6 de junho

São Paulo – SP

Horário: das 9 às 17 horas

Participação do público é gratuita, condicionada à disponibilidade de vagas, e mediante inscrição pelo link: http://goo.gl/forms/mmozgvaa4s

Informações: [email protected]prumopro.com

Contato para imprensa:

Fabricio Ramos

Tel.: (11) 9.9621-7271/ 2737-4700

[email protected]prumopro.com



Fonte: IBDiversidade



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Doação de sangue em animais: como funciona e os requisitos para um animal ser doador

Leia Mais