Notícias

Defesa da fauna, conscientização de preservação e cuidado redobrados com nosso Pantanal

Compartilhe:     |  23 de setembro de 2020

O Dia da Defesa da Fauna, comemorado na terça-feira, 22 de setembro, teve como objetivo conscientizar a população sobre os principais problemas que encontramos atualmente. A data é importante para reflexão quanto à importância da conservação da vida animal e de toda a flora brasileira.

Nesses últimos meses com a seca excessiva no Pantanal, grandes incêndios comprometeram tanto a flora, como principalmente a fauna, onde muitos animais perderam a vida tentando escapar do fogo ou ficaram com queimaduras de 1°, 2º e 3° grau.

O Brasil têm a maior biodiversidades em fauna e flora do planeta Terra. Entre os vertebrados, abriga cerca de 517 espécies de anfíbios (das quais 294 são endêmicas), 468 de répteis (172 endêmicos), 524 de mamíferos (com 131 endêmicas), 1.622 de aves (191 endêmicas), cerca de 3 mil peixes de água doce e uma fantástica diversidade de artrópodos: só de insetos, são cerca de 15 milhões de espécies. (Ministério do Meio Ambiente, Relatório nacional sobre a biodiversidade, 1998).

O homem é a maior ameaça da floresta. Caça e pesca predatórias, construção de hidrelétricas, instalação de indústrias, garimpo e projetos agropecuários são algumas das atividades que fazem parte de uma longa lista de fatores que provocam prejuízos incalculáveis e irreparáveis para a manutenção da biodiversidade.

O tráfico de animais silvestres é um das maiores atividades predatórias. Das florestas brasileiras são retirados em média 12 milhões de animais a cada ano. Dentro desta estatística, para cada animal vendido nove morrem. O tráfico de animais só perde para o tráfico de drogas e de armas na escala dos mais rentáveis. Este tráfico tem sobrevivido da miséria humana, explorando pessoas simples que fazem da venda de animais um meio trágico de se obter dinheiro, causando assim enormes e irreparáveis danos na natureza.



Fonte: Diário Digital



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais