Notícias

Deficiência de B12: saiba quais são os primeiros e principais sintomas

Compartilhe:     |  9 de novembro de 2020

Existe um mito sobre a deficiência de B12 que diz que ela só ocorre em quem não come carne. E isto é um grande engano, porque a falta dessa vitamina tem mais a ver com o potencial de absorção e síntese do organismo da pessoa.

Por isso, esse conteúdo serve como prevenção e orientação, tanto para quem é vegano, como quem não segue este tipo de alimentação.

Nesse contexto, com as informações a seguir, você tomará conhecimento sobre a importância dessa vitamina, os primeiros sintomas, as causas e complicações da deficiência de vitamina B12, além de outros esclarecimentos.

Primeiros e principais sintomas

Já lhe ocorreu que cansaçonervosismofalta de concentraçãodesânimo e formigamento podem ser os primeiros e principais sinais de deficiência de B12?

É super importante saber identificar os primeiros sinais da falta dessa vitamina, para evitar uma deficiência acentuada, que pode levar a outros sintomas mais graves, tais como:

Veja neste vídeo, o médico nutricionista, Dr. Eric Slywitch, falando mais sobre os sintomas e consequências da deficiência de B12.

Por que a vitamina B12 é importante?

A vitamina B12 é uma, dentre outras vitaminas, responsável pelo bom funcionamento de nosso organismo, pois este nutriente atua na manutenção do sistema nervoso central.

Essa vitamina também é necessária para a formação de glóbulos vermelhos. Por isso sua deficiência causa anemia.

A anemia por deficiência de B12 é caracterizada por glóbulos vermelhos anormalmente grandes (macrócitos) e glóbulos brancos anormais.

Ao contrário da maioria das vitaminas, a B12 é estocada, principalmente no fígado, por isso se vier a ocorrer a falta deste nutriente, esse estoque supre esta deficiência durante três e cinco anos.

Como suprir a necessidade de B12

A vitamina B12 não é produzida pelo organismo e sim obtida através de alimentos e suplementos.

Se a pessoa não consumir a quantidade suficiente de B12 para atender às suas necessidades ou, mesmo consumindo o necessário, seu organismo não conseguir absorver este nutriente, ocorrerá a carência dessa vitamina.

A absorção da B12 ocorre na última parte do intestino delgado (íleo), que por sua vez faz conexão com o intestino grosso.

Para que esta vitamina seja bem absorvida pelo intestino, é necessária a ação de proteína e ácidos digestivos produzidos pelo estômago.

A síntese dessa vitamina também depende do bom funcionamento de outros órgãos, como, por exemplo, a vesícula biliar.

Sem estes fatores agindo de forma favorável, a vitamina B12  acaba não sendo assimilada pelo organismo e sendo jogada fora pelas fezes.

Levando em conta todos esses aspectos, conclui-se que o bom abastecimento de B12 no organismo depende não só das fontes alimentares, mas também do bom funcionamento fisiológico do corpo.

Seja como for, a alimentação é muito importante, tanto para quem assimila bem essa vitamina, quanto para quem tem dificuldade em absorvê-la.

Fontes vegetais de B12

Embora a vitamina B12 seja encontrada em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e leites, neste conteúdo o foco é apresentar alternativas que beneficiem, ao mesmo tempo, o ser humano, os animais e o meio ambiente.

Sendo assim, seguem alguns alimentos de origem vegetal que contêm a B12 análoga (capaz de desempenhar  funções similares, porém de origem e estrutura distintas à B12 de origem animal):

Causas da deficiência de B12

Além dos fatores já mencionados, relacionados à alimentação e à absorção desta vitamina, existem muitas outras causas para a  deficiência de vitamina B12.

Segue uma lista delas:

Neste outro vídeo, o Dr Eric Slywitch esclarece os motivos pelos quais uma pessoa que tem boa ingestão de vitamina B12 pode ter carência desse nutriente:

Cuidados e Prevenção

Além das fontes alimentares, já descritas, existem maneiras de prevenir a deficiência ou má-absorção da B12. Por isso, para evitar esses problemas, seguem os cuidados e medidas para estar sempre em dia com essa vitamina:

Diagnóstico

Ao consultar o médico, para você saber se tem deficiência de vitamina B12, ele fará o diagnóstico com base em:

Tratamento

Em caso de confirmação da deficiência de B12, o tratamento prescrito pelo médico envolverá a suplementação, via oral ou injetável.

Além deste protocolo, conforme causas e fatores coadjuvantes, o médico prescreverá outros tratamentos que poderão estabelecer mudanças de hábitos, dieta alimentar balanceada, e uso de medicamentos.

O Dr. Eric, fala neste próximo vídeo sobre o tratamento da deficiência da Vitamina B12 e quais são os níveis adequados:

Suplementação de B12

A deficiência de vitamina B12 pode ser sanada com suplementação, administrada de duas formas:

Vale observar que um multivitamínico padrão fornece 6 microgramas de B12, mais do que o suficiente para cobrir as necessidades diárias dessa vitamina em um corpo médio, além de estar suprindo simultaneamente outros nutrientes.

Mas somente um médico pode prescrever as doses adequadas, com base no diagnóstico do paciente.

Este último vídeo apresenta o Dr. Eric orientando sobre como manter os níveis adequados dessa vitamina no organismo:

Complicações

Caso a deficiência de vitamina B12 perdure por muito tempo, sem que nada seja feito para mudar esse quadro, graves complicações podem ocorrer e que poderão ser irreversíveis, como:

Todos precisamos zelar pelo suprimento de B12

Fica claro, com todas estas informações, que falta de B12, não é um problema exclusivo de quem não come carne. Por isso, ao perceber os primeiros sintomas relativos à essa deficiência, não perca tempo, procure um médico, cuide de sua alimentação e faça a devida suplementação.



Fonte: GreenMe



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais