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Democrática e barata, caminhada garante diversos benefícios à saúde

Compartilhe:     |  30 de Maio de 2015

1. Proporciona benefícios ao cérebro

De acordo com um estudo de 2010, adultos que caminharam por 40 minutos três vezes por semana durante um ano exibiram crescimento na região de seu hipocampo cerebral. Essa região é associada à memória espacial. Isso significa que o simples ato de caminhar algumas vezes por semana ajuda a melhorar sua função cerebral, sem contar que previne o Alzheimer e a demência em idades avançadas, ajudando a manter a mente ativa.

2. Dá energia

Pessoas fatigadas vivenciam grande melhoramento quando inserem exercícios leves como a caminhada em sua rotina. Ao contrário dos tiros rápidos e intensos que às vezes podem proporcionar mais cansaço e fome, caminhar é um exercício que lubrifica as juntas e energiza seu corpo inteiro sem estressar ou exaurir.

3. Combate a depressão

Um estudo de 1999 comparou os efeitos de exercícios, do medicamento antidepressivo Zoloft e da combinação dos dois em um adulto moderadamente deprimido. Os resultados apontaram que, enquanto a medicação reduzia os sintomas de depressão mais rapidamente, o exercício constante, como a caminhada é mais eficiente a longo prazo. O estudo mostrou que após 16 semanas não houve diferenças significativas nas taxas de depressão entre grupos. E ainda mais, após dez meses, aqueles que se exercitaram sem medicação apresentaram taxas significantemente menores de depressão que os outros dois grupos.

Mesmo sem estar deprimido, caminhar pode melhorar o seu humor, assim como estimular a criatividade.

4. Melhora a qualidade do sono

Caminhar aumenta os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, que relaxa o seu corpo. A ajuda com a circulação de sangue e linfonodos faz com que o praticante se sinta mais alerta e acordado.

Quem pratica exercício físico tem menos dificuldades em adormecer, acabando por ter um sono mais profundo e reparador. A outra boa notícia é que durante a noite ocorre o pico de produção de GH, hormônio do crescimento, que tem papel fundamental no processo de renovação celular e na construção dos músculos.

5. Previne doenças cardiovasculares

O exercício físico fortalece o músculo do coração e relaxa os vasos, diminuindo a pressão. Segundo um estudo do Lawrence Berkley National Laboratory, dos Estados Unidos, uma caminhada moderada é tão eficiente quanto uma corrida para o sistema cardiovascular. Por controlar a pressão, a prática também ajuda na prevenção de derrames e infartos.

6. Trabalha os músculos

Como o pé acaba por ter mais contacto com o solo sempre que caminha, o tempo de contração da musculatura da perna é maior. Isto significa que o corpo fica mais definido em algumas zonas, como glúteos, abdome e panturrilha.

7. Controla o colesterol e a diabetes

Para aqueles que caminham frequentemente, a possibilidade de apresentar colesterol (ruim – LDL) alto diminui em 4,3 %, sem contar que o hábito estimula a produção do colesterol bom, o HDL.

Auxilia também aqueles com diabetes devido à maior circulação de sangue nos órgãos e ao estímulo de atividades do pâncreas e do fígado, aumentando produção de insulina, substância responsável pela absorção de glicose no corpo. O exercício também reduz os níveis de glicose, ajudando a ação da insulina no corpo.

8. Combate a osteoporose

Apenas 30 minutos de caminhada, três vezes por semana, faz maravilhas para prevenir e tratar o afinamento dos ossos.

Uma pesquisa recente aponta uma ligação entre exercícios aeróbicos e o aumento da densidade óssea. Segundo George Kelley, do Instituto de Saúde do Hospital Geral de Boston, nos Estados Unidos, a prática de exercícios regulares apresentou um aumento de 2% na massa óssea.

9. É benéfica na gestação

A caminhada é considerada um exercício ideal para gestantes por ser simples e não sobrecarregar os joelhos. Pode ser feita, em diferentes níveis de esforço, durante toda a gestação e ajuda a amenizar alguns dos sintomas mais chatos da gravidez, como o inchaço dos pés e pressão alta.

No entanto, é preciso salientar que o acompanhamento médico na hora de decidir começar a praticar a caminhada é fundamental.

10. Emagrece

Por último e não menos ou mais importante, caminhar emagrece. Se a pessoa não é praticante, a atividade física extra vai demandar uma queima calórica maior do corpo, queimando gordura. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, devido à aceleração do metabolismo causada pela caminhada, a pessoa continuar a emagrecer mesmo horas depois do exercício. Incrível, não?

Não se esqueça de

• Hidratar-se antes, depois e durante a caminhada! Se for sair para uma caminhada longa, leve uma garrafinha com você.
• Lembrar-se de passar protetor solar caso a caminhada seja diurna
• Alongar-se
• Usar roupas largas e confortáveis.



Fonte: Revista Ecológico



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