Notícias

Descubra como tirar cravos do nariz com sete dicas práticas e simples

Compartilhe:     |  10 de novembro de 2020

Cravos são um dos problemas mais comuns – e incômodos – que afetam a pele. Eles surgem quando os poros ficam entupidos por sebo e gordura, causando inchaço local e aqueles pontinhos pretos nada atraentes no nariz. Os cravos assumem uma coloração escura quando os poros obstruídos são expostos ao ar e o sebo oxida, prejudicando a aparência do rosto.

A principal causa do aparecimento de cravos no nariz é a produção de óleos em excesso na pele. O sebo é o óleo que nossas glândulas sebáceas produzem para evitar que a pele resseque, mas uma série de fatores contribuem para que seja produzido mais óleo do que é necessário, como alimentação inadequada, uso de produtos gordurosos, higiene imprópria, ingestão de alguns medicamentos, alterações hormonais, entre outros.

Alguns cravos ainda são formados pela ação de bactérias causadoras de acne e pela presença de células mortas na pele. Por isso, esfoliar o rosto é importante. Faça uma esfoliação com movimentos circulares uma vez por semana, se sua pele for normal, ou três vezes por semana, se for oleosa.

Muitas vezes, sabonetes e produtos utilizados para tentar remover os cravos não funcionam como deveriam. Mas existem algumas dicas que você pode seguir para se livrar deles em casa, com ingredientes naturais. Confira nossa seleção de receitas para tirar cravos do nariz com praticidade e segurança.

Como tirar cravos do nariz: 7 receitas naturais

1. Máscara de pepino e açúcar

pepino é muito utilizado na pele, especialmente para tirar cravos, pelos benefícios que proporciona: atividade antioxidade, nutrição, efeito calmante e refrescante, redução de inchaço, alívio de queimadura de sol, entre outros. Além disso, por ter 96% de água em sua composição, é seguro e tem ação hidratante.

Ingredientes:

Como fazer:

Espalhe a colher de chá de açúcar sobre uma das superfícies da fatia de pepino. Em seguida, passe a toalha umedecida suavemente no nariz durante três minutos. Depois, faça uma leve esfoliação na área afetada, por cinco minutos, com a fatia de pepino, até que todo o açúcar derreta. Lave o nariz com água fria e finalize com um tônico de limpeza, que ajuda a fechar os poros abertos.

2. Máscara de argila verde

Os cravos podem facilitar o surgimento de espinhas. Por isso, se você tem pele oleosa e quer fazer uma esfoliação com um produto que ajude também a controlar a oleosidade do rosto, a melhor maneira é preparar uma máscara de argila. Além de remover a sujeira dos poros obstruídos, ela ajuda a livrar a pele do excesso de sebo.

Existem diversos tipos de argila que podem ser utilizados para fazer limpeza de pele. Para esta receita, selecionamos a argila verde, que age como um peeling natural e remove o excesso de oleosidade do nariz.

Ingredientes:

Como fazer:

Coloque uma colher de sopa do pó de argila verde no recipiente escolhido. Aos poucos, vá adicionando água filtrada ou soro fisiológico até formar uma pasta. Aplique a mistura sobre o nariz (ou, se preferir, em toda a região do rosto, exceto boca e em torno dos olhos) e deixe secar (cerca de 20 minutos). Retire a máscara com água morna e seque normalmente.

Você pode encontrar a argila verde e outros tipos de argila 100% naturais na Loja eCycle.

3. Máscara de limão e mel

Uma maneira fácil e eficaz de se livrar dos temidos cravos do nariz é aplicar uma máscara simples de limão e mel. As propriedades adstringentes do limão abrem os poros obstruídos, enquanto o mel elimina a ação bacteriana que causa os cravos pretos.

Ingredientes:

Como fazer:

Misture a medida indicada de suco de limão e mel em um recipiente. Aplique a preparação no nariz e deixe descansar durante 15 minutos. Quando a máscara estiver seca, lave o rosto com água morna. Utilize esta máscara à noite para evitar o contato de resquícios de limão com luz solar, que pode causar queimaduras na pele.

4. Máscara de bicarbonato de sódio e limão

bicarbonato de sódio é um esfoliante natural, com propriedades limpantes, que ajuda a remover as células mortas da pele. O limão age abrindo os poros entupidos e os fechando em seguida, o que facilita a remoção dos cravos e deixa pouco espaço para que eles se instalem novamente em seu nariz.

Ingredientes:

Como fazer:

Misture o bicarbonato e o suco de limão e aplique a pasta formada no nariz para tirar cravos que possam estar na região. Assim que secar, enxágue com água morna.

5. Máscara de clara de ovo

A clara de ovo ajuda a tirar cravos do nariz ao diminuir os poros e esticar a pele, reduzindo as chances de que eles retornem.

Ingredientes:

Como fazer:

Misture os ingredientes e aplique a máscara na área afetada. Deixe a primeira camada secar. Depois, aplique a segunda camada da máscara e mantenha sobre o nariz de 15 a 20 minutos. Enxágue com água fria e lave bem o rosto, para evitar que o cheiro indesejado permaneça.

6. Esfoliante de aveia

A esfoliação com aveia não só ajuda a desobstruir os poros, mas também esfolia a pele, dando a ela um brilho natural e ajudando a tirar os cravos do nariz.

Ingredientes:

Como fazer:

Misture os ingredientes até obter uma pasta fina. Aplique sobre o nariz e deixe descansar de 10 a 15 minutos. Enxágue com água morna.

7. Máscara de açúcar branco e óleo de jojoba

Esta máscara ajuda a tirar cravos do nariz com apenas dois ingredientes e é superfácil de fazer. Ela age como um esfoliante, que reduz a produção de células mortas e previne a formação de cravos novos.

Ingredientes:

Como fazer:

Misture o açúcar com o óleo escolhido. Mexa bem até obter uma mistura uniforme e espessa. Aplique o esfoliante no nariz massageie. Enxágue com água morna.

Dicas bônus para tirar cravos do nariz

Se você sofre com os cravos do nariz, há alguns cuidados que pode tomar para preveni-los, além dos tratamentos indicados. O primeiro passo é evitar o uso de produtos gordurosos, como bronzeador, base para maquiagem e protetor solar com óleo. Além disso, é importante ficar de olho na alimentação.

Açúcar, laticínios e refeições muito gordurosas favorecem o surgimento de cravos e espinhas. Por isso, dê preferência a frutas, vegetais e alimentos ricos em água, pois eles ajudam na hidratação e no controle da oleosidade do rosto. Agora que você já sabe como tirar cravos do nariz, basta tomar alguns cuidados para evitar que eles apareçam de novo.



Fonte: Equipe Ecycle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais