Notícias

Descubra quais fatores afetam o vingamento dos ovos e a reprodução das aves

Compartilhe:     |  28 de agosto de 2014

Por João Mathias

Nenhum dos ovos da minha criação de galinhas orpington amarela vinga. Alguns criadores disseram que o motivo pode ser que os ovos sejam porosos. O que faço para conseguir a produção de pintos?

Ovos de galinhas podem não vingar por vários motivos. As aves podem ser estéreis, devido à problemas genéticos, ou ter encerrado o período produtivo, se forem velhas. Verifique também se o macho está acasalando para ocorrer a fertilização dos ovos.

Quando há muitas fêmeas para cada galo, pode o acasalamento ser realizado, mas o macho não consegue fertilizar os ovos de todas as galinhas. Caso o galo seja velho, há necessidade de trocá-lo por uma ave mais jovem. A alimentação é outro fator muito importante para que se tenha uma boa reprodução. Forneça ração de postura e pouco milho, pois, por ser hipercalórico, o grão engorda demais as aves. Pode ser formada uma camada de banha em volta da cloaca e dos órgãos reprodutores dos galos e das galinhas, o que prejudica a fertilização dos ovos.

Apesar da casca porosa, os ovos têm uma película não visível que os protege de contaminações. Por isso, não devem ser lavados. Antes de serem colocados para chocar, os ovos devem ser armazenados de sete a 10 dias, em local seco e arejado, sempre com a ponta mais fina voltada para baixo. Mantenha-os levemente tombados, trocando de lado todos os dias, para evitar que a gema grude na casca, levando o embrião à morte.

CONSULTORA: MARIA VIRGÍNIA F. DA SILVA, membro da Associação Brasileira dos Criadores de Aves de Raças Puras (ABC Aves); endereço para correspondência: Rua Ferrucio Dupré, 68, CEP 04776-180, São Paulo, SP, tel. (11) 5667-3495, abcaves.com.br



Fonte: Revista Globo Rural



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais