Notícias

Desenharam: Gráfico mostra aumento do aquecimento em listras

Compartilhe:     |  22 de setembro de 2019

Tendência das cores da Pantone é coisa do passado, a moda agora é avaliar as tendências da temperatura atmosférica – o que ninguém gostaria é que estivessem tão em alta. Chamando atenção para o assunto sério, a organização sem fins lucrativos Berkeley Earth, sediada na Califórnia, lançou gráficos em escala de cores que revelam as mudanças de temperatura entre 1901 a 2018.

Chamada de “Listras de aquecimento”, a escala varia entre tons de azul e vermelho, sendo azul mais frio e vermelho mais quente. A cor de cada faixa representa a média de temperatura de um ano, ordenada desde os primeiros dados disponíveis. Como a mudança climática é um tema complexo, o grupo buscou uma comunicação simples e, de fato, o resultado é impactante e evidente: o planeta está aquecendo muito rapidamente – em especial nas duas últimas décadas.

A inusitada visualização de dados foi idealizada pelo cientista do clima Ed Hawkins. Segundo ele, mais de um milhão de gráficos já foram baixados do site “Show Your Stripes”. Além do gráfico que mostra o aquecimento em todo o mundo, há outros separados por países. Assim, é possível ver, por exemplo, o aumento das temperaturas exclusivamente no Brasil. De modo geral, a mudança fica mais evidente a partir de 1850 e é importante ressaltar o contexto histórico: aqui estamos em meio a Segunda Revolução Industrial.

O material foi pensado para conscientizar a população global a respeito das mudanças climáticas e também como forma de responder aos questionamentos sobre o papel humano no aquecimento. “A atmosfera baixa está aquecendo enquanto a atmosfera superior está esfriando – uma impressão digital clara do efeito estufa aprimorado das emissões humanas de dióxido de carbono”, afirma o cientista.

Confira abaixo alguns gráficos disponíveis:

Escala de aquecimento em todos os países entre 1901-2018

Alterações na temperatura atmosférica global entre 1979-2018
Escala de aquecimento no mundo entre 1850-2018
Escala de aquecimento no Brasil entre 1901-2018


Fonte: CicloVivo - Marcia Sousa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais