Notícias

Designer cria skate elétrico com polietileno de alta densidade

Compartilhe:     |  10 de fevereiro de 2020

Símbolo de liberdade, o skate é um meio de locomoção que nunca sai de moda. Mas, ele pode ser repaginado para as atuais tendências e foi o que o designer português João Leão fez ao construir um skate elétrico com resíduos de plástico. A inspiração veio do lixo das praias.

“Tudo começou com dois problemas: o lixo plástico que eu estava vendo sendo recolhido nas praias da minha cidade natal e o crescente tempo de deslocamento devido ao grande aumento de residentes e a uma fraca infraestrutura em transporte público”, explica Leão, que é nascido e criado na cidade do Porto, em Portugal.

Como tese para o mestrado em Design Industrial, ele projetou e prototipou o PET MINI. Apesar do nome, nenhum PET foi usado na composição sendo apenas um acrônimo para “Transporte Elétrico Pessoal”. Em contrapartida, Leão experimentou diversos tipos de plástico descartado, sendo os mais comuns encontrados nas águas do Porto: ABS, PP e HDPE. Ao testar suas propriedades mecânicas e estéticas, o escolhido foi o HDPE – mais conhecido como polietileno de alta densidade.

skate eletrico

Usando o corpo de um tatu como inspiração, foram criados dois skates. Um tem o shape totalmente feito com plástico reciclado e o outro mescla plástico e madeira. Já as peças mecânicas foram impressas em 3D. O modelo batizado de PET MINI pesa pouco mais de 7kg e seu criador reconhece que o design é incompleto.

Faça você mesmo seu PET MINI

O desenvolvimento do skate tem como base os movimentos do Maker e DIY (da sigla em inglês para Faça Você Mesmo). A ideia é pensar, propor e colocar a mão na massa em conjunto, criando soluções para o presente e futuro. É por isso que o designer espera que seu projeto evolua a partir das contribuições de diferentes pessoas.

Leão já teve contribuição da “Precious Plastic”, que é um projeto holandês de reciclagem de plástico de hardware aberto que possui colaboradores em várias partes do mundo.

A construção custou cerca de dois mil reais e tem código aberto, portanto você pode construir o seu skate elétrico com as instruções disponíveis.



Fonte: CicloVivo - Marcia Sousa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Emocionante: vídeo mostra tartarugas-marinhas sendo salvas por pescadores no litoral catarinense

Leia Mais