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Desintoxicação do organismo: dicas para montar um cardápio de sucesso

Compartilhe:     |  4 de fevereiro de 2020

Estamos em um período decisivo: depois das comemorações de fim de ano de antes das festas de Carnaval começarem. Então, é natural que você queira desintoxicar o corpo entre as folias, não é mesmo? Pois saiba que o processo começa pelo que colocamos na boca.

Isso mesmo. A desintoxicação é feita naturalmente pelo próprio corpo com a finalidade de eliminar ou reduzir a atividade de determinadas substâncias xenobióticas — moléculas estranhas ao organismo como a radiação, poluentes do ar e água, aditivos de alimentos e metais tóxicos. Mas isso não quer dizer que não possamos dar uma forcinha.

Alguns ingredientes, quando combinados, auxiliam as nossas células. “O detox age principalmente no intestino e fígado. Estes órgãos executam diversas funções, como a produção de bile, sintetização e degradação de hormônios como colesterol, estrógenos, testosterona e controle do metabolismo”, explica a nutricionista Daniela Lasman, da Bodytech Iguatemi SP.

Portanto, o papel principal de uma alimentação detox é ajudar na eliminação destes elementos prejudiciais à saúde por meio da urina, fezes e suor.

Por quanto tempo adotar um cardápio detox? 

A nutricionista afirma que, quando se trata de uma alimentação com restrição calórica, com base em sucos e sopas, você deve adotar a dieta por, no máximo, 5 dias. “A pessoa acaba tendo uma restrição de macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) muito acentuada, o que pode levar a desconfortos como fraqueza, dor de cabeça e falta de concentração, ela diz.

Contudo, se você opta por alimentos sólidos e um cardápio balanceado, pode fazer o detox por até duas semanas! “Experimente fazer isso por uma semana e observe como se sente. Garanto que nada é melhor do que o autoconhecimento. E é sempre recomendável procurar um nutricionista que possa te ajudar nesse processo, claro”, comenta a chef Fábia Tavarnaro, parceira do aplicativo Apptite. Confira o que as especialistas recomendaram apostar (e evitar) se você procura desintoxicar o corpo:

No que apostar: 

O que evitar:

Cardápio detox

Daniela Lasman montou um cardápio ilustrativo de um dia para você ter uma ideia do que pode consumir em um dia:

Café da manhã

Panqueca: 2 ovos caipiras + 1 banana nanica amassada + essência de baunilha ou canela a gosto + 2 colheres de sopa de farelo de aveia. Misturar todos os ingredientes e espalhar na frigideira.

Lanche da manhã

1 fruta da época: pêssego, figo, kiwi, ameixa, 10 cerejas, 10 lichias ou ½ pitaya.

Almoço

Salada (à vontade): folhas + legumes + fio de azeite extravirgem + pitada de sal marinho ou sal grosso moído na hora + 3 ovos de galinha caipira ou 8 ovos de codorna cozidos.

Guarnição: brócolis e couve cozidos no vapor — 4 ramos grandes, por volta de 1 xícara + 4 rodelas de beterraba ou 4 colheres de sopa de cenoura refogadas.

Sobremesa: 1 kiwi ou 1 cacho de uva (por volta de 12 gominhos) ou 1 mexerica.

Lanche da tarde

8 biscoitos de arroz integral pequenos ou 3 biscoitos de arroz grandes + 2 colheres de sopa cheias de homus para dividir entre os biscoitos.

Jantar

Salada (à vontade): folhas + legumes + fio de azeite extravirgem + pitada de sal marinho ou sal grosso moído na hora + filé de peito de frango: 1 a 2 filés assados ou grelhados (total de 150g).

Guarnição: vagem ou quiabo cozidos ou refogados e 2 fatias de abóbora assada.

Sobremesa: 1 fruta: pêssego, figo, kiwi, ameixa, 10 cerejas, 10 lichias ou ½ pitaya.

Receita de suco detox 

Mas não pense que acabou aí não. Para os dias mais corridos, a chef Fábia Tavarnaro ensina uma receita de suco detox simples, rápida e muito refrescante.

 (Chef Fábia Tavarnaro/Divulgação)

Ingredientes: 

Modo de preparo: 

Bata tudo no liquidificador. Beba em seguida.



Fonte: Boa Forma



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