Trilhas da Paraíba

Desterro

Compartilhe:     |  31 de maio de 2020

Desterro é um município brasileiro do estado da Paraíba e integrante da Região Metropolitana de Patos. Localiza-se a uma latitude 07º17’26” sul e a uma longitude 37º05’38” oeste, encontra-se na mesorregião do sertão paraibano e na microrregião da serra do Teixeira, limita-se ao norte com o município de Cacimbas – PB, ao leste com Livramento – PB, a oeste com Teixeira – PB e ao sul com o município de Itapetim – PE, estando a uma altitude de 591 metros. Sua população estimada em 2010 é de 7.991 habitantes. Possui uma área de 179 km², apresenta um clima semiárido com chuvas de verão.

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. A divisão do estado da Paraíba em bioclimas classifica o clima de desterro como sub-desértico 2b, de tendência tropical com 9 a 11 meses secos. A pluviometria média anual é de 499 mm.

A vegetação nativa é composta predominantemente de caatinga cariri e curimataú. A sudoeste ocorre também a mata serrana. As altitudes variam de 600 m a 753 m na Serra do Cariri. A norte do município, o Planalto da Borborema atua como divisor de águas da sub-bacia do rio Espinharas (bacia do rio Piranhas) e a sub-bacia do rio Taperoá (bacia do rio Paraíba.

História

Por ocasião da grande seca em meados 1845, a senhora Silvéria Maria da Conceição fez uma promessa a Nossa Senhora do Desterro para que desenterrasse a epidemia que atacava todo o sertão paraibano. Alcançada a graça solicitada mandou construir um cemitério e uma capelinha.

Dona Silvéria era mulher do senhor Manoel dos Reis que foi o primeiro morador do lugar mais tarde vindo a se constituir no município de Desterro. A construção da igreja Nossa Senhora do Desterro foi concluída em 1926. O coronel Juca e o padre Manoel Ramos muito contribuíram para o desenvolvimento do município.



Fonte: Wikipédia - Famup



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais