Notícias

Dia da Terra 2021: 3 dias para salvar a Terra da pandemia da ignorância ambiental

Compartilhe:     |  20 de abril de 2021

De 20 a 22 de abril, o mundo todo estará reunido para celebrar o Dia da Terra de 2021.

A data, que já era importante, com a pandemia tornou-se crucial para pensarmos e definirmos juntos, como será possível continuar a habitar o planeta Terra.

Pandemia da ignorância ambiental

Apesar da ignorância dos negacionistas, sabemos que a mudança climática é uma questão que a humanidade inteira já está tendo que enfrentar. E a pandemia do novo coronavírus é prova disso.

Recentemente a OMS divulgou um relatório sobre as 4 possíveis causas da origem da pandemia. Ainda não se sabe como (se de um animal, se de dois animais) nem onde (se na China ou em outro país) nem quando (se em dezembro de 2019 ou antes) surgiu a pandemia.

O que se sabe é que o vírus veio de um animal, e muito provavelmente de um animal selvagem.

Para bom entendedor, pingo é letra. Destroem habitats, confinam milhares de animais selvagens em ambientes insalubres e esperam que nada aconteça. E ainda que não sejam animais selvagens, que sejam aqueles mais comercializados: vacas, porcos, frangos, o problema é o mesmo.

consumo de carne (não precisa ser de morcego) está destruindo a biodiversidade da Terra. Para fazer pasto, destroem florestas, pegam os animais e os tratam como mercadorias, como se não tivessem sentimentos. Junte isso às condições das fazendas. Se algumas são super  limpas e organizadas, para manter a saúde dos animais é preciso bombar de antibióticos (isso causa o surgimento das superbactérias resistentes). Se são fazendas clandestinas de animais selvagens, nem precisa falar.

O SARS-CoV-2 muito provavelmente veio ou o do morcego, ou do pangolim, ou de visons, ou passou de um para o outro até chegar ao homem.

No começo da pandemia, diziam que a natureza estava se vingando. Agora só se fala em vacina e lockdown e a questão ambiental ficou pra trás. Mas vacina e lockdown, embora sejam armas das quais mais se acredita cientificamente na eficácia, estão gerando lixo pandêmico: é lixo hospitalar a go-go, e plástico do delivery quando em muitos lugares está tudo fechado.

Sem falar em depressão, fome, desemprego, etc. É hora de tratar a pandemia como sindemia, pensar no porquê desse vírus estar aí circulando, e calcular os danos ambientais disso tudo.

Assim como a mudança climática, a pandemia é resultante da destruição ambiental que o homem tem causado ao planeta. Isso é simples de entender e não somos nós quem estamos falamos, são ambientalistas renomados, como a Jane Goodall por exemplo.

Se não tivermos entendido isso em 2020 é preciso esperar a última que morre, ou seja, a esperança que, inclusive, está na UTI da Covid-19.

Para celebrar o Dia da Terra 2021

Para celebrar o Dia da Terra 2021, e dar oxigênio à esperança, foi preparada uma programação de três dias com um plano de ação climática para engajar o mundo todo.

Confira!

20 de abril

O primeiro dia de comemorações começa com uma Cúpula Global do Clima para jovens ativistas do clima.

A juventude estará reunida em torno de painéis, discursos, debates que terão a participação de lideranças como Greta Thunberg, Alexandria Villaseñor e Licypriya Kangujam.

À noite, o Hip Hop Caucus e parceiros apresentarão a cúpula virtual “We Shall Breathe”, um evento digital sobre a relação entre clima e justiça ambiental, incluindo questões como poluição, pobreza, violência policial e pandemia dentro do eixo da justiça racial.

21 de abril

A cúpula virtual multilíngue Education International vai liderar o “Teach for the Planet: Global Education Summit”, que vai contemplar diferentes fusos horários para ampliar a participação de ativistas de todos os continentes.

O foco nesse dia será a importância da educação no combate às mudanças climáticas.

22 de abril

Começando às 12 horas do leste dos EUA, no último dia da programação haverá workshops, painéis e apresentações especiais para discutir processos naturais, tecnologias verdes emergentes e pensamento inovador que podem restaurar os ecossistemas do mundo.

Outros tópicos discutidos serão:

Muita gente do mundo inteiro estará conectada no Dia da Terra para nos levar a um mundo melhor.

Se havia alguma dúvida, antes da pandemia, sobre a emergência climática, 2020 se tornou um divisor de águas sobre a necessidade de construirmos um mundo melhor que o de antes, para preservação do futuro da Terra.

Para mais informações, acesse -> aqui o site oficial do Earth Day, em português.



Fonte: Greenme - Daia Florios



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais