Notícias

Dia de Combate à Poluição: saiba como fazer sua parte em benefício do planeta

Compartilhe:     |  14 de agosto de 2020

Hoje é um dia para repensarmos o impacto das nossas ações no planeta.

Ao olhar o nosso planeta nos deparamos com vários problemas provocados pela ação do homem e um desses problemas é a degradação do meio ambiente. Para conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde do planeta, foi criado o Dia de Combate à Poluição, celebrado anualmente no dia 14 de agosto.

De acordo com a lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, a poluição é considerada a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população.

O ar, a água e o solo são alguns dos fatores que podem ser prejudicados pela poluição e atingir diretamente a vida da população e no bioma. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a poluição é responsável por cerca de aproximadamente mais de 12 milhões de mortes por ano no mundo.

Existem inúmeros fatores que contribui para o desequilíbrio destes espaços e é essencial que sejam feitos esforços do poder público e dos cidadãos para garantir uma maior qualidade de vida e bem-estar de todos nós.

Para a gestora ambiental Regina Grilli, 63 anos, que atualmente trabalha como voluntária no Coletivo Horta das flores, existem três aspectos importantes para serem abordados em relação à poluição e ao comportamento do ser humano.

“Há três pontos essências para a mudança de mentalidade dos seres humanos em relação à poluição, que é a educação, a informação, e principalmente a conscientização”, disse a ambientalista.

“As pessoas tem que começar a ter consciência das suas atitudes, começando dentro de sua casa com a coleta seletiva, separando o que é orgânico do que não é e colocando para a reciclagem”, completou a gestora ambiental em entrevista à ANDA.

Já para a bióloga Úrsula Taveira Domingues, 36 anos, existem dois pontos fundamentais que as pessoas podem fazer no seu dia a dia para ajudar diminuir a poluição no planeta, que é o consumo consciente e a reciclagem.

Dia do Combate à Poluição: Aprenda a fazer a sua parte
Foto: Reprodução/ Pixabay

“A população cresceu, existe um consumo desenfreado, onde as pessoas querem as coisas mais prontas, com mais praticidade. Por exemplo, um bolinho que vende em um supermercado tem mais de três plásticos em volta dele, isso é o uso não consciente”, salientou a bióloga.

Úrsula ainda ressalta que além do uso consciente e da reciclagem, existem outros fatores da nossa rotina que podem ser mudados para termos uma qualidade de vida melhor.

“É importante que as pessoas deixem seus carros em casa e vão ao trabalho de transporte público, isso ajuda na diminuição do dióxido de carbono, também é fundamental não realizar queimadas, não jogar bituca de cigarro no chão, não jogar lixo nas ruas e nos rios, essas são algumas das atitudes que as pessoas devem fazer diariamente para ajudar a diminuir a poluição no nosso planeta”, concluiu.

Faça sua parte

Muitas vezes, mesmo sem perceber, estamos contribuindo para a poluição do planeta. Podemos fazer a nossa parte com atitudes muito simples. Segue uma lista abaixo com sugestões para ajudar a mitigar a poluição:

Separar o lixo orgânico e reciclável: os resíduos orgânicos precisam ser separados de todos os demais tipos de lixo para que, depois da sua decomposição, possam transformar-se em adubo por meio de processo de compostagem.

Dia do Combate à Poluição: Aprenda a fazer a sua parte
Foto: Reprodução/ Pixabay

Evitar o uso de sacolas plásticas: retirar as sacolas plásticas de circulação traz como principal vantagem a preservação do meio ambiente, a despoluição, porque essas sacolas formam uma camada plástica de impermeabilização no solo, além de causar também efeitos de gases poluentes na atmosfera.

Reutilizar embalagens sempre que possível: ao reduzir estamos poupando os recursos naturais, combatendo o desperdício e diminuindo a geração de lixo e a consequente poluição ambiental. Reutilizar um produto significa aplicá-lo novamente na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso, prolongando a vida útil deste produto.

Evitar utilizar o carro todos os dias: se você gosta de dirigir, mas também se preocupa com o meio ambiente, é preciso tomar certas medidas para diminuir a poluição. Afinal, quanto mais combustível for queimado para movimentar o seu veículo, maior será a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Foto: Reprodução/ Pixabay

Não jogar lixos nas ruas: além de ser um ato errado, durante as chuvas o lixo é carregado para o sistema de drenagem, chegando até rios e mares, onde causa todo tipo de prejuízo ao meio ambiente. Nas cidades, o acúmulo de lixo nas ruas entope bueiros e causa inundações.

Foto: Reprodução/Pixabay

Não realizar queimadas: fazer uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.

Levar o óleo de cozinha para postos de coleta apropriados: o descarte do óleo de cozinha usado não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam a contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera.

Faça sua parte, aproveite o Dia do Combate à Poluição e repense nas suas atitudes diárias, isso pode ser crucial para a sobrevivência do nosso planeta.



Fonte: Anda - Renê Costa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais