Notícias

Dia de São Cosme e Damião: saiba como evitar cáries causadas pelos doces

Compartilhe:     |  29 de setembro de 2019

O dia de São Cosme e Damião é a data na qual as crianças aproveitam para se encher de doces. Além de fazer mal para a saúde do corpo no geral, o açúcar em excesso é a porta de entrada para o desenvolvimento de cáries.

— Uma dieta rica em açúcar facilita o surgimento de cárie, isso é um fato. As bactérias que estão presentes em nossa boca são alimentadas por restos alimentarem que nós consumimos, principalmente o açúcar. Estas bactérias produzem ácidos, que destroem lentamente o esmalte dos dentes e consequentemente surge a cárie dentária — explica a dentista Viviane Dantas, que complementa: — Estes ácidos começam atuar sobre os dentes alguns minutos após a ingestão dos alimentos. Com isso, podemos concluir que quanto mais você consome açúcar durante o dia, mais exposição com estes ácidos você terá.

Para evitar que um dia de alegria e doces cause sérios prejuízos para o sorriso da criança, é preciso tomar alguns cuidados.

— Não acredito que a proibição seja o caminho para prevenir as crianças das cáries que o doce pode causar. Prefiro que os pais orientem seus filhos a um consumo controlado do açúcar. Vale lembrar que crianças com menos de dois anos não devem comer doce — indica Maria Fernanda Braga, odontopediatra.

De acordo com as especialistas, o mais indicado é sempre escovar os dentes depois de consumir os doces, principalmente se eles forem consumidos no período noturno.

— Durante à noite nossa salivação diminui, o que contribui para o maior risco de formação de placas bacterianas que provocam a cárie — alerta Maria Fernanda.

Além da escovação, é preciso lembrar sempre do fio dental. O item ajuda a retirar pedaços de alimentos que ficam grudados entre os dentes e aumentam as chances de formação de placas bacterianas.

— É muito importante a visita das crianças ao consultório do dentista, para que seja ensinado a elas e aos pais a correta higiene oral. Para que também seja realizada ações de prevenção e aplicação de flúor — finaliza Viviane.



Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais