Notícias

Dia Mundial das Áreas Úmidas, nossas grandes aliadas contra as mudanças climáticas!

Compartilhe:     |  3 de fevereiro de 2020

No dia 02 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial de Áreas Úmidas. As áreas úmidas são nossas grandes aliadas contra as mudanças climáticas e eventos extremos. Chuvas, alagamentos e ressacas? Elas são nossa maior proteção.

As Áeas Úmidas são aqueles lugares que estão na fronteira entre os ambientes aquáticos e os terrestres. Pântanos, charcos, turfas, mangues, igapós, buritizais e lagos, são exemplos de Áeas Úmidas. Ao todo são classificados 42 diferentes tipos. Incluindo áreas de água salobra e salgada, com menos de 06 metros de profundidade do nível do mar.

Confira abaixo 05 curiosidades sobre as Áreas Úmidas:

1.       40% das espécies do mundo vivem nessas áreas

2.       Elas são nossas grandes defensoras contra as mudanças climáticas. Pântanos, várzeas e igapós, por exemplo, são como esponjas que absorvem a água de chuvas, evitando enchentes. Mangues e corais, são valentes barreiras contra ressacas e tsunamis. Lagos e lagoas, amenizam as temperaturas em período de secas.

3.       Elas são os principais ecossistemas na captura e estocagem do carbono do ar.

4.       O Brasil possui a maior área úmida continental do mundo, o Pantanal, um santuário de aves, peixes e mamíferos. Ele é do tamanho da Bélgica, Suíça, Holanda e Portugal juntos.

5.       Nas últimas 04 décadas, perdemos 35% das Áreas Úmidas de todo o mundo.

Quer entrar em ação e proteger as Áreas Úmidas?

Para proteger as áreas úmidas, não polua e nem as drene. Defensa sua conservação, restauração e principalmente, compartilhe esse artigo contando ao mundo a importância das Áreas Úmidas!



Fonte: WWF-Brasil



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Por que os cães bebem muita água?

Leia Mais