Notícias

Dia mundial do meio ambiente: conheça a história e objetivo da data

Compartilhe:     |  5 de junho de 2015

A data é considerada uma das principais ações das Nações Unidas, já que o principal objetivo é a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação.

Para garantir que as pessoas se tornem agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente, no dia ocorrem diversos eventos no mundo todo, que vão de palestras a campanhas educativas. Algumas empresas e escolas, inclusive, dedicam a semana inteira para debater o tema. Além disso, em muitos países é a data inicial de acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.

Dentre os temas abordados, estão os principais problemas que afetam o meio ambiente, como o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.

O debate em torno desses problemas é importante, já que podem ser evitados quando os governantes e a população se conscientizam da importância do uso correto e moderado dos recursos naturais.

Com a crise hídrica enfrentada em diversas regiões do mundo, inclusive no Brasil, e a fome cada vez mais presente no dia a dia de milhões de pessoas, em 2015, o tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente está relacionado ao desenvolvimento sustentável.

Neste contexto, a ONU já vem realizando algumas iniciativas relacionadas a data. Em Brasília, a organização promoveu a Ecofeira, que busca garantir o consumo sustentável na alimentação. Além disso, a PNUMA e Onu Verde prepararam uma programação de cinema, com a exibição de filmes sobre consumo sustentável.

Em Sorocaba, a semana do Meio Ambiente foi marcada pelo lançamento do livro “Conectando peixes, rios e pessoas: como o homem se relaciona com os rios e com a migração dos peixes”, que aborda a fauna e a flora da região.



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais