Dicas Ecológicas

Dicas de como economizar gás de cozinha e evitar acidentes

Compartilhe:     |  24 de abril de 2021

Ao utilizarmos o gás de cozinha, devemos tomar alguns cuidados para evitar desperdícios e acidentes

Gás de cozinhaImagem de KWON JUNHO em Unsplash

Você sabia que existem tipos diferentes de gás de cozinha? O primeiro deles é o gás natural, ou gás encanado, um combustível fóssil oriundo da degradação de matéria orgânica ao longo de milhares de anos e sob condições ideais de pressão e temperatura. Composto de hidrocarbonetos leves, como metano, etano, propano e butano, ele pode ser originalmente encontrado em acumulações de rochas porosas no subsolo terrestre ou marinho em sua forma gasosa.

O segundo deles é o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), um combustível fóssil composto de propano e butano e obtido a partir da destilação fracionada do petróleo. Ele é comercializado em botijões e vendido em caminhões que percorrem as ruas da cidade. Vale ressaltar que as indústrias que fabricam gás de cozinha introduzem uma substância com cheiro detectável nos botijões para que as pessoas possam identificar um possível vazamento e evitar acidentes com explosões.

Diferenças entre os tipos de gás de cozinha

O gás encanado e o GLP possuem diversas diferenças entre si. O gás encanado é mais leve que o ar e em casos de vazamento, dissipa-se com maior facilidade na atmosfera, tornando menos frequentes explosões e acidentes. Já no caso do GLP, o gás é mais pesado que o ar e se acumula facilmente em ambientes fechados, podendo formar o “efeito bolsão”, responsável por grande parte dos graves acidentes associados ao vazamento de gás.

Independente de qual dos dois você utilize em casa, o Portal eCycle preparou dicas sobre como economizar gás de cozinha e evitar desperdícios, além de poupar seu bolso e o planeta.

Dicas de como economizar gás de cozinha e evitar acidentes

Confira dicas de como economizar gás de cozinha e evitar acidentes:



Fonte: Equipe Ecycle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais