Dicas de Praia

Praia Brava, em Florianópolis

Compartilhe:     |   13 de julho de 2019

A Praia Brava está localizada no extremo norte da Ilha de Santa Catarina, a 36 km do centro de Florianópolis. Conhecida pelo seu mar aberto e agitado, e também por grandes e luxuosos condomínios, a Brava é uma das praias mais badaladas no verão de Floripa.

Praia Brava

Com aproximadamente 1,5 km de extensão e uma faixa de areia que pode chegar a 100 metros de largura, não é difícil encontrar espaço nas areias da Brava. Há dois postos de salva-vidas espalhados pela praia para garantir a segurança de seus frequentadores, pois o repuxo do mar é bastante forte e perigoso. É preciso estar atento às bandeiras de sinalização espalhadas na beira do mar. Geralmente elas são da cor vermelha, sinalizando mar perigoso.

A Brava é uma praia bem democrática, atendendo vários tipos de público. É muito frequentada por surfistas em busca das ondas de seu mar agitado, por famílias que levam suas crianças para brincar na grande faixa de areia e pela juventude que costuma se encontrar nos arredores do “Quiosque do Pirata”, a parte mais bem frequentada da praia, onde um som agradável rola o dia inteiro e as vezes até alguns shows com artistas nacionais. Na alta temporada a praia também é dominada por turistas argentinos!

Além do surfe, as areias da Brava também são ótimas para uma caminhada, corrida ou para jogar frescobol. Quem curte um esporte mais radical pode optar por fazer voo duplo de parapente, partindo de uma plataforma localizada no morro de acesso à praia.

Mar perigoso

Para chegar na Brava, partindo do centro da cidade, é preciso pegar a rodovia SC-401 até o trevo da praia de Canasvieiras e depois virar à direita para seguir pela Av. Luiz Boiteux Piazza, passando pelo bairro Cachoeira do Bom Jesus até chegar na praia de Ponta das Canas, onde haverá um trevo com placas indicando o caminho para a Praia Brava, pela Av. Epitácio Bittencourt. Esta avenida sobe um morro que dá acesso à Brava. No topo deste morro há um mirante, localizado ao lado de um restaurante, que permite ter um visual panorâmico da praia. O mirante na verdade é uma plataforma inacabada e com pouca segurança. Há algumas vagas de estacionamento no local.

Mirante da Praia Brava

 

Vista do Mirante da Praia Brava

 



Chegando na Brava

Brava pode ser um problema na alta temporada. Há alguns pequenos bolsões de estacionamento nas ruas de acesso à praia, mas que geralmente estão lotados. Neste caso a solução é estacionar num local pago. Há dois grandes terrenos próximos à praia que servem de estacionamento. Mas num futuro próximo esses dois terrenos devem dar lugar a grandes condomínios, dificultando ainda mais o estacionamento na praia.










Há poucas opções de hospedagem na Brava. A melhor opção para quem deseja ficar nesta praia é alugar uma casa ou então um apartamento num dos vários condomínios que lá existem.


Comes e bebes

Talvez o único defeito da Praia Brava seja sua distância do centro da cidade e a dificuldade de acessa-la na alta temporada, principalmente no período entre reveillon e carnaval, por causa das longas filas que se formam em direção às praias do Norte da Ilha. A duplicação de SC-401 até a praia de Canasvieiras resolveu uma parte do problema e facilitou o deslocamento na ida, mas a volta da praia pode se tornar uma dor de cabeça, chegando a levar mais de uma hora e meia para chegar na região central de Florianópolis.

Quioske do Pirata

 


Parapentes na Brava

 



Fonte: Meus Roteiros de Viagem

Leia também

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Problemas de saúde mais típico das raças

Leia Mais