Dicas Ecológicas

Dicas para uma decoração de casamento linda e sustentável

Compartilhe:     |  23 de agosto de 2020

casamento sustentável eco-friendly

Veja quais são as as principais tendências eco-friendly para decorar todos os estilos de cerimônias e festas

Muita gente tem buscado novas formas de viver gerando menos impacto no ecossistema e isso está cada dia mais presente em diferentes momentos de nossas vidas. É o que vem acontecendo nos casamentos, por exemplo.

Foto: Galeria Jardim

Atualmente muitos noivos buscam organizar sua cerimônia com elementos mais simples, rústicos e mais sustentáveis. Além de uma festa linda, com um casamento eco-friendly o casal ainda faz uma declaração de amor ao planeta!

Confira abaixo as tendências em decoração de casamento sustentável para deixar a cerimônia ainda mais especial.

Móveis

Uma decoração sustentável pode possuir objetos das famílias dos noivos contribuindo para a personalização. Caixotes de madeira, barris, paletes e os belíssimos móveis em madeira de demolição são perfeitos para este fim.

Se for usar mobiliário de terceiros, prefira sempre utilizar o oferecido pelo espaço ou busque por lojas de aluguel que se encontrem nas proximidades, assim evitamos o transporte de longas distâncias que implica em mais emissões de gases que contribuem para o aquecimento global.

Plantas

Plantas e flores podem ser colhidas através da poda natural de jardins ou plantadas em vasos, ganhando destaque através da concepção de decorações leves, com aparência super natural! Além de lindo, fica com jeitinho de “casa da gente”!

Uma dica para quem vai usar flores é procurar o Instituto Flor Gentil, que reutiliza flores que seriam descartadas em ótimo estado e se prontifica a estender a vida útil dessas plantas. No dia seguinte a cada evento doador, o Flor Gentil retira as flores e leva até a central, onde são preparados buquês para serem entregues em asilos e casas de repousos.Mesas

Para a mesa dos convidados, os noivos devem evitar ao máximo os descartáveis, investindo em louças, copos de vidro e guardanapos de tecido! Os centros de mesa podem ser montados de acordo com os materiais locais, utilizando conchas em casamentos praianos ou flores e plantas em casamentos campestres.

Pense em centros de mesa que, no fim da festa, os convidados possam levar para as suas casas como “arranjos-lembrancinhas”.É uma boa forma de prolongar ao máximo a vida útil da decor.

 

O grande dia, durante o dia

Por fim, case durante o dia! Além de poupar energia, não existe iluminação melhor para as fotos do que a natural! E para a festa, que costuma adentrar a noite, invista em lâmpadas com baixo consumo de energia como as de led, e velas a base de soja, pois são naturais e menos agressivas para o ambiente do que as de parafina.

Lista de casamento

Para a lista de casamento vale pensar em presentes sustentáveis, sem embalagens desnecessárias, que respeitem o planeta.

Outra dica é incluir o plantio de árvores como forma de presentear, como fez a modelo Gisele Bündchen.



Fonte: CicloVivo - Natasha Olsen



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais