Notícias

Dicas para uma Páscoa sustentável, sem desperdícios ou consumo excessivo

Compartilhe:     |  3 de abril de 2015

Dia de reunir a família, trocar ovos de chocolate e celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa possui rituais tradicionais que também podem ser envoltos de hábitos sustentáveis. Evitar desperdícios, consumo excessivo, fazer uma alimentação saudável e reciclar são, sem dúvida, parte deles.

  • Prefira chocolates orgânicos

chocolate-callebaut-2.jpg
Foto: divulgação

Os chocolates considerados orgânicos são melhores opções nesta Páscoa. O por quê?

Os orgânicos são cultivados por meio de sistemas de produção com o objetivo de proteger o meio ambiente, aumentar os benefícios sociais, diminuir a dependência de energia não renovável, além de otimizar os recursos socioeconômicos e naturais disponíveis. Logo, este alimento, além de não conter agrotóxicos, envolve vários outros fatores ligados a uma alimentação natural e saudável.

O mercado ainda é pequeno, mas é possível encontrá-los. Marcas como Cau Chocolate, Chokolah e Barry Callebaut são boas opções.

  • Não coma com os olhos

chocolate-em-barra.jpg
Foto: reprodução

A venda de chocolates é altíssima nesta época. Evite consumir excessivamente. Compre e presenteie de forma responsável. Pesquise bem os preços. Geralmente compensa mais comprar uma barra de chocolate do que um ovo de Páscoa.

  • Faça brincadeiras ao ar livre

Para o domingo, pense em quais prazeres você pode construir junto à família. Inclua a participação dos filhos com a prática de brincadeiras ao ar livre. Experimente!

Além da tradicional brincadeira de procurar os ovos escondidos pelo coelhinho, que tal brincar de corrida do ovo no quintal de casa ou no playground? Nessa brincadeira, as crianças deverão levar ovos cozidos em uma colher de um lado a outro sem deixar que eles caiam. Ganha quem chegar primeiro e sem derrubar o ovo. Quer mais emoção? Não cozinhe os ovos.

brincadeiras.jpg
Foto: Reprodução

Outra brincadeira: coelhinho sai da toca. Nessa, as crianças são divididas em grupos de três e formam um grande círculo. De cada três, dois ficam na frente um do outro, dão as mãos e erguem os braços. O terceiro fica no meio, embaixo dos braços unidos dos amigos, fazendo o papel de um coelho dentro da toca. No centro do círculo ficará uma única criança, que será um coelho solitário. Uma pessoa do grupo é escolhida para gritar: “Coelhinho, sai da toca!”. Nessa hora, todos os coelhinhos saem de suas tocas e aquele que estava no círculo, também. E todos procuram uma nova toca. Quem ficar sem toca vai para o centro e a brincadeira continua.

  • Faça uma ceia saudável

capa-cozinha-ecod.jpg
Foto: Banquetes&Lanchinhos

Aproveite a data e mude seu cardápio, dando preferência a receitas saudáveis. Acesse o Cozinha EcoD e conheça sugestões deliciosas e saudáveis para a sua ceia.

  • Crie os próprios presentes a partir da reciclagem

Quem é descolado pode usar a criatividade para transformar coisas que não usa em opções de lembranças, no domingo de páscoa. Assim você reutiliza um material e ainda evita o consumo. Abaixo algumas ideias inspiradoras:

Caneca orelhuda

Ideia fácil e prática de fazer. Pode-se utilizar uma caneca guardada sem uso e alguns pedaços de feltros. Quem mostra como faz é a artesão Zilah do blog Dona das Coisinhas. Quer saber como faz? É só clicar aqui.

caneca-orelhuda.jpg
Foto: Dona das Coisinhas

Coelhinho de papel maché

Apesar de parecer complicado, esse é um dos poucos projetos que você consegue fazer com o que já tem em casa: sobras de papel, água e cola. Aliás, a cola não precisa comprar, viu? “Fazemos a nossa cola de farinha, que é muito mais econômica e ecológica”, ensinou a Mariana Piccoli, que trabalha no Núcleo de Desenvolvimento de Projetos em Papel, que fica dentro da Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Clique aqui e saiba como fazer no blog Casa de Colorir.

dsc-0194-copia.jpg
Foto: Casa de Colorir

Embalagem reciclada

Caixas de embalagens de ovos não precisam ir parar no lixo. Elas podem virar lindas embalagens para ovinhos de chocolate. É só ter criatividade e mandar ver!

pascoa.jpg
Foto: reprodução



Fonte: EcoD



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais