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Dieta indiana: perca peso com saúde, sem abrir mão do sabor

Compartilhe:     |  14 de janeiro de 2021

Equilibrada, saudável e saborosa, dieta indiana pode ser uma boa opção para quem deseja emagrecer com saúde

dieta indiana pode ser uma alternativa saborosa e muito nutritiva se você quer emagrecer com saúde ou adotar uma alimentação mais saudável. Rica em temperos vibrantes, ervas, especiarias e variedade de nutrientes provenientes de frutas e vegetais, é a dieta ideal para quem não abre mão do sabor, mas deseja um plano alimentar mais equilibrado.

De acordo com a antiga ciência indiana, a Ayurveda, a culinária indiana é completa e suficiente para nutrir todos os tipos de corpos. Para os indianos, o consumo de alimentos processados e industrializados não é necessário, pois os legumes, grãos, frutas e vegetais que fazem parte do seu dia a dia fornecem uma grande quantidade de fibras, gorduras, carboidratos bons, proteínasvitaminas e minerais.

A Índia é um país de população predominantemente vegetariana. Para os hindus, que compõem 80% do povo indiano, a vaca é um animal sagrado, por isso o consumo de carne bovina é altamente desincentivado – e muitos deles não comem nenhum tipo de carne. No entanto, muitas pessoas ainda consomem carne de frango e de peixe.

A dieta básica da Índia consiste em roti, arroz, dal, chutney, picles, coalhada, lentilhafeijão e legumes, além de frango ou peixe. Os ingredientes que compõem a rotina alimentar indiana fornecem uma quantidade equilibrada de carboidratos, gorduras, fibras, proteínas e aminoácidos essenciais, com a vantagem extra do baixo teor de calorias.

Por que seguir uma dieta indiana à base de vegetais?

Segundo estudos, as dietas à base de plantas estão associadas a muitos benefícios à saúde, incluindo um menor risco de doenças do coraçãodiabetes e certos tipos de câncer, como câncer de mama e de cólon.

indiana, em particular, tem sido associada a um risco reduzido de doença de Alzheimer, graças ao baixo consumo de carne e ênfase em vegetais e frutas. Além dos benefícios à saúde, essa rotina alimentar é favorável também para a perda de peso.

O que comer?

dieta indiana é rica em como grãos, gorduras saudáveis, tubérculos, vegetais, laticínios e frutas. Na Índia, as escolhas alimentares da maioria das pessoas são baseadas na religião, especialmente o hinduísmo. A religião hindu prega a não violência e defende que todas as coisas vivas sejam valorizadas igualmente – daí a preferência por uma dieta lactovegetariana.

Especiarias como açafrão, feno-grego, coentro, gengibre e cominho conferem sabor e poderosos benefícios nutricionais às refeições. A cúrcuma, por exemplo, uma das especiarias mais populares usadas na Índia, é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e anticancerígenas. Estudos revelam que a curcumina, um composto presente na cúrcuma, combate a inflamação no corpo, melhora a função cerebral e reduz os fatores de risco de doenças cardíacas.

As refeições e os lanches devem se concentrar em alimentos in natura, frescos e inteiros, aromatizados com ervas e especiarias. Também é uma boa ideia adicionar à sua dieta vegetais sem amido como verduras, berinjelas ou tomates, que são ricos em fibras e ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Confira alguns alimentos essenciais para seguir uma dieta indiana saudável e equilibrada:

O que beber?

Uma maneira fácil de reduzir o consumo excessivo de calorias e açúcar é evitar refrigerantes e sucos industrializados. Além de nocivas para a saúde, essas bebidas são inimigas número um da perda de peso.

No lugar do refrigerante, você pode optar por água, água com gás e chás naturais sem açúcar (experimente os indianos Darjeeling, Assam e Nilgiri).

O consumo de bebida alcoólica também é altamente desincentivado, porque o álcool “incha”, adiciona muitas calorias extras à saúde e pode causar inflamações no estômago e no pâncreas. Além disso, o álcool aumenta os níveis de cortisol, um hormônio que quebra músculos e retém gordura no corpo.

Passe longe!

Para maximizar os efeitos da sua dieta indiana, recomendamos que você evite os seguintes grupos de alimentos:



Fonte: Equipe Ecycle



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