Notícias

Dieta rica em fibras é eficiente e suficiente para emagrecer, diz estudo

Compartilhe:     |  18 de fevereiro de 2015

Está difícil seguir uma dieta? Uma pesquisa publicada na segunda-feira no periódico Annals of Internal Medicine concluiu que, para emagrecer, consumir 30 gramas de fibras por dia é tão eficiente quanto fazer um regime cheio de regras.

Os estudiosos chegaram a essa conclusão depois de comparar 240 adultos que seguiram duas dietas: uma que consistia em comer pelo menos 30 gramas de fibras por dia — presentes em alimentos integrais e frutas, por exemplo — e o regime recomendado pela Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês). A dieta da AHA prioriza o consumo de frutas, vegetais, carboidratos integrais, peixe e proteína magras, e limita a ingestão de açúcar, sal, álcool e gorduras saturadas e trans.

Resultado — Depois de um ano de pesquisa, os participantes de ambos os grupos perderam peso e melhoraram a pressão arterial e a resistência à insulina. Aqueles que seguiram a dieta da AHA perderam apenas 1,5 quilo mais do que os que comeram os 30 gramas de fibras.

De acordo com os pesquisadores, a dieta da AHA é eficiente, mas, por ter muitas regras, difícil de ser mantida. Por isso, pessoas que querem perder peso mas têm dificuldade para seguir regimes rigorosos podem optar por programas alimentares mais simples.



Fonte: Da redação de VEJA.com



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais