Notícias

Dispositivo feito no Brasil ajuda monitorar gastos com conta de luz

Compartilhe:     |  1 de julho de 2015

Em uma época em que o preço da tarifa de energia elétrica está lá nas alturas, que tal uma tecnologia capaz de auxiliar residências e empresas a reduzirem seus gastos entre 30 e 50% do valor? Assim é Quadro de Distribuição Digital (Q2D), um aparelho desenvolvido pela empresa brasileira Photon Tic – Energy Solutions, uma residente na incubadora do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG).

Como funciona? Basta conectar o dispositivo a disjuntores e ele passa a monitorar o consumo de eletricidade em tempo real. Dessa forma, o consumidor pode cuidar e controlar o consumo de luz, até reduzir ao máximo o desperdício.

dispositivointerna-ecod.jpg“A inovação do Q2D consiste em permitir ao usuário o gerenciamento e a supervisão de todo circuito elétrico instalado em uma empresa ou residência. O cliente terá acesso a todas as medições, leituras e alarmes com informações individualizadas por circuito elétrico e/ou o valor do gasto total de energia elétrica medida”, explica Neiriberto Azevedo, um dos sócios da Photon.

“Todo gerenciamento ficará acessível via internet e celular, através de relatórios e gráficos indicando a necessidade de reduzir o consumo de energia, assim como realizar manutenções no produto que apresentar falha”, acrescenta Azevedo.

Atualmente a empresa conta com um estoque superior a 500 aparelhos. O produto está sendo vendido sob encomenda na empresa e em breve, será oferecido em grande escala por uma rede de distribuidores em todo o Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail photontic@gmail.com.



Fonte: EcoD



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais