Notícias

Distrito de Londres troca carros por bikes e calçadas através de projeto-piloto

Compartilhe:     |  27 de dezembro de 2016

Um projeto-piloto realizado em Walthamstow, zona leste da região metropolitana de Londres, conseguiu reduzir à menos da metade o tráfego urbano de automóveis na localidade. O conselho de Waltham Forest, a autoridade local, foi um dos três selecionados para receber cerca de 30 milhões de libras (34 milhões de euros) do ex-prefeito de Londres Boris Johnson como parte de uma iniciativa para tornar os subúrbios da capital britânica mais amigáveis para pedestres e ciclistas.

O dinheiro foi usado para instalar ciclovias, melhorar os pontos de travessia de pedestres e implantar melhorias como o plantio de árvores, pocket parks, reformas de calçadas e medidas de pacificação do trânsito (traffic calming). Tem mais: algumas vias foram parcialmente fechadas aos veículos motorizados.

Inspirado em soluções adotadas na Holanda, o programa conseguiu reduzir em 56% (cerca de 10 mil carros, por dia) o trânsito em doze vias de Walthamstow. “As ruas ficaram mais tranquilas e não aconteceu o caos que algumas pessoas anunciavam…Ficou muito claro que esta política de ‘evaporação do tráfego’ pode ser replicada em outras áreas de Londres”, disse Simon Munk, articulador da London Cycling Campaign.

Outras cidades da Grande Londres, como Kingston e Enfield também estão experimentando o programa e os resultados devem ser divulgados nas próximas semanas.

 



Fonte: Revista Ecológico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais